O marketplace veio com tudo para o comércio varejista

A pandemia da Covid-19 impulsionou as mudanças no varejo para o meio digital. Atender a demanda de um consumidor cada vez mais exigente, que quer comprar tudo em um só lugar, fortaleceu o marketplace, um modelo de negócio que é um dos mais rentáveis do mercado atualmente.

Mas, afinal, o que significa Marketplace?

Essa palavrinha estrangeira passa a ideia de um local que conecta diferentes lojistas e clientes. Na prática, nada mais é que um shopping virtual.

Uma pesquisa feita pela UPS Pulse of the Online Shopper mostrou que 95% dos consumidores brasileiros já utilizaram uma plataforma desse tipo para fazer compras on-line.

Quais são as vantagens?

Para os clientes, os benefícios são comparar os orçamentos e avaliações de vários profissionais e poder colocar, em um único carrinho, produtos de diferentes lojistas.

Já para os vendedores e prestadores de serviço, divulgar seu trabalho nesta “vitrine on-line” e conquistar mais clientes é a chave do sucesso. Além do mais, a plataforma já está pronta, não havendo a necessidade de desenvolver sites/apps próprios.

No geral, essas plataformas são vistas por muito mais pessoas do que uma loja física individual. Logo, a sua vitrine pode ser visitada por uma quantidade muito maior de usuários.

Normalmente, esses canais oferecem funcionalidades que melhoram os resultados das vendas. Por exemplo, você, enquanto empreendedor, pode acompanhar diversos dados, como as tendências dos consumidores e até os itens campeões de vendas. Com esses dados, você consegue ver exatamente o que funciona e pode expandir o seu estoque de forma mais assertiva.

Nesse cenário, sai na frente quem for corajoso o suficiente para adotar uma estratégia multifacetada, flexível, adaptável e criativa para o seu cliente. Obviamente, é preciso encontrar a plataforma de vendas on-line mais interessante para o seu público-alvo e obter uma negociação que coloque os produtos em destaque no momento em que o consumidor está navegando.

Quer investir nesses espaços? Então anota as dicas!

• Escolha o marketplace que tem a ver com o seu negócio.
  • Faça a integração com a sua loja virtual.
  • Divulgue a novidade para o público.

Conheça a Lojas Aki

A CDL, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), possui um site que tem como objetivo estreitar as relações de consumo e facilitar o comércio de bens de consumo (produtos/serviços) de empresas com o consumidor final através de uma ferramenta on-line de fácil utilização.

Conheça mais sobre em lojasaki.com.br/

Confira também:

·       Seja um Associado CDL de Fortaleza