O Dia do Supermercado é comemorado no Brasil no dia 12 de novembro.
A data foi escolhida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) para homenagear os supermercados e seus colaboradores, que são responsáveis por fornecer alimentos e produtos essenciais para a população.
Você sabia que, “Dois terços do que os consumidores compram no supermercado são escolhidos sem planejamento ou sem intenção’’?
“Isso acontece porque os supermercados estimulam esse comportamento”, é o que diz Paco Underhill, no best seller internacional “Vamos às compras”.
O nicho de supermercados é extremamente competitivo. Por isso é importante que os negócios se destaquem da maneira certa para atrair mais clientes para dentro do seu estabelecimento.
Agora você deve se perguntar, quais fatores influenciam o desejo de compra dos consumidores? Quais técnicas de venda os varejistas podem usar?
E para comemorar o dia do supermercado, ao longo deste blog vamos dar algumas dicas para ajudar você a atrair mais clientes para o seu negócio.
Leia a seguir.
Invista na sazonalidade, faça promoções e ofertas atraentes
Aproveite as datas comemorativas e outras oportunidades para promover seus produtos e serviços.
Fique atento ao calendário promocional para encontrar datas relevantes para o seu mercadinho.
Por exemplo, o Dia do Chocolate, do Cliente, da Pizza e afins são ótimas oportunidades para criar campanhas e promoções.
As promoções e ofertas são uma ótima maneira de atrair novos clientes e incentivar as compras. Certifique-se de que suas promoções sejam atraentes e que sejam divulgadas de forma eficaz.
Ofereça uma experiência de compra agradável
Certifique-se de que seu supermercado esteja limpo e organizado, e que tenha um layout fácil de navegar.
Aqui estão algumas dicas específicas para supermercados:
- Ofereça produtos frescos e de alta qualidade. Os clientes estão procurando esses produtos. Certifique-se de que eles sejam bem conservados e que tenham um prazo de validade longo.
- Ofereça uma variedade de produtos e serviços. Quanto mais opções você oferecer, mais chances terá de atrair novos clientes.
- Ofereça serviços adicionais. Você pode oferecer serviços como entrega em domicílio ou personalização de produtos, para tornar a experiência de compra ainda mais conveniente.
Estimule os sentidos dos seus clientes
O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentidos humanos para criar uma experiência de compra mais agradável e envolvente. Essa estratégia pode ser utilizada para aumentar as vendas, fidelizar clientes e criar uma identidade única para a marca.
Por exemplo, no supermercado, o olfato pode ser um aliado, mas é preciso ter cuidado. Fragrâncias artificiais podem ser desagradáveis.
Por isso, aposte no aroma natural dos alimentos, como o pão da padaria. Outro exemplo é a degustação de novos itens, uma estratégia comum em supermercados e mercadinhos, pois a maioria dos produtos são alimentos.
Ao provar um novo produto, o cliente pode se interessar por ele e voltar para comprá-lo. Além disso, a degustação pode despertar a curiosidade do cliente para experimentar novos itens e marcas.
Gerencie as prateleiras por categorias
A disposição dos produtos nas prateleiras é um fator importante para o sucesso de um mercadinho. Os produtos com maior margem de lucro devem ser colocados nas prateleiras mais altas, pois são os que o cliente mais verá.
A forma como os produtos são apresentados no mercadinho provoca diferentes sensações nos clientes. Os produtos devem ser expostos com o objetivo de facilitar o trânsito e a experiência de compra do cliente.
Fatores como localização, exposição e identificação do produto colaboram na escolha e na decisão de compra.
Nunca deixe espaços vazios nas prateleiras
Quando as prateleiras estão vazias, os clientes podem ter a impressão de que o estabelecimento está descuidado e que não há produtos suficientes para atender às suas necessidades. Isso pode levar à frustração e à decisão de não voltar mais.
Para evitar que isso aconteça, é importante repor os itens que faltam rapidamente, mantendo as prateleiras sempre abastecidas.
Promova dias promocionais
Dias promocionais são uma ótima estratégia para aumentar as vendas e atrair novos clientes. No entanto, é importante planejar as promoções com cuidado para garantir que elas sejam efetivas.
Promova produtos específicos, como carnes, frutas, verduras, produtos de limpeza ou higiene pessoal. A terça da carne é uma promoção clássica e é uma ótima oportunidade para os clientes comprarem carnes com preços mais baixos. A quarta das verduras é outra promoção clássica e muito bem afetiva.
Aqui estão mais algumas ideias:
- Segunda da família: promova produtos para a casa, como itens de limpeza, higiene pessoal e alimentação.
- Quinta do peixe: promova peixes e frutos do mar.
- Sexta da pizza: promova produtos para fazer pizza, como massa, molho e queijo.
- Sábado do churrasco: promova carnes, bebidas e outros produtos para churrasco.
Deixe produtos disponíveis no caixa
Você sabe da importância das gôndolas?
Quem nunca, cansado de esperar na fila, olhou para as gôndolas próximas ao caixa e acabou levando um produto que não havia planejado comprar?
As gôndolas do caixa são uma oportunidade para aumentar as vendas. É nesse momento de decisão que os clientes podem ser influenciados a comprar itens por impulso.
Colocar os itens em lugares estratégicos podem deixar o seu estabelecimento mais atrativo e diferenciado da concorrência.
A dica é oferecer uma variedade de produtos para atender a todos os gostos. Para isso, é importante selecionar produtos de diferentes tipos e marcas, e posicioná-los de forma que os clientes possam visualizar todos os itens.
Seguir essas dicas é essencial para obter sucesso nas vendas do seu mercadinho. Boas estratégias podem ajudar a atrair novos clientes, aumentar as vendas e fidelizar os já existentes.
Boas vendas!
Fontes: Listenx | Rock Content | Pricefy | MacFor | Helioprint
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