A importância de integrar a sua loja física e digital

Integrar a loja física e digital é um dos grandes desafios dos empreendedores, principalmente com o crescimento desenfreado da internet e das redes sociais.

Apesar das dificuldades, fazer a interação física e digital da sua loja é fundamental para fortalecer a marca e aumentar as vendas.

É importante ressaltar que as lojas físicas não perderam valor, apenas é preciso adaptar-se às inovações para crescer no mercado.

Uma loja digital permite que a sua empresa alcance mais clientes, otimize o atendimento e facilite a compra.

A CDL de Fortaleza separou, neste artigo, os pontos necessários para você entender como integrar a sua loja física e digital.

Por onde começar?

Partindo do pressuposto que você quer investir o mínimo possível, o pontapé inicial deve ser por meio das redes sociais.

Por se tratar de ferramentas gratuitas, a sua loja ganha uma vitrine virtual e inicia os primeiros passos no ambiente digital.

Para que a conversão em vendas e fidelização do cliente aconteça, é preciso um bom planejamento estratégico.

Com mais investimento, é possível anunciar seus produtos em marketplaces, como Mercado Livre, Magazine Luiza, dentre outros.

Os marketplaces cobram taxas em cima das vendas, por isso é importante analisar qual o melhor modelo para o seu negócio.

Com uma verba maior, você pode anunciar por um site próprio, o que facilita a jornada de compra do consumidor.

Utilize métricas diferentes

Para ver se a sua loja digital está funcionando tão bem quanto a sua loja física, é necessário utilizar análises diferentes.

Para isso, separe quantos produtos foram oferecidos e qual o valor foi ganho com eles somente no ambiente virtual.

Afinal, é preciso saber se, no seu segmento, a sua loja digital também te dará um bom retorno financeiro.

Permita a retirada de produtos nas lojas físicas

Para não se prender somente ao público-alvo no mundo digital, muitas lojas optam pela venda integrada.

Ou seja, revendem os seus produtos on-line e disponibiliza para os clientes a retirada na loja física.

Se há essa possibilidade, você deve oferecer isso para os seus clientes.

Esse detalhe faz uma grande diferença, pois em muitos casos, o valor do frete tem um peso considerável na decisão de compra.

Com essa integração, há mais comodidade para os consumidores, pois além de procurar pelo produto na loja virtual, consegue recebê-lo na loja física.

O uso de palavras-chave

No ambiente virtual, os consumidores só vão achar o seu produto se ele tiver as palavras-chave corretas.

Se você vende calçados, por exemplo, mesmo que o produto tenha um nome “X”, é preciso descrevê-lo.

Muitas pessoas costumam pesquisar por “tênis para academia” em vez do nome do tênis em si.

Descrever o produto e trabalhar as informações corretas são passos importantes para ganhar relevância nas buscas.

Dê uma atenção maior para o atendimento

Como os seus clientes não têm o produto em mãos, é comum surgirem algumas dúvidas.

O atendimento ao consumidor deve ser impecável para responder a qualquer questão na loja digital.

Seja nas mensagens privadas ou nos comentários, quanto mais o atendimento se mostrar presente, mais o cliente sente confiança no negócio.

O atendimento deve ter uma atenção ainda maior para solucionar problemas ou qualquer insatisfação que o consumidor teve.

Essas atitudes são fundamentais para que não ocorra nenhuma crise, como a difamação da sua loja pelas redes sociais.

Aproveite essa oportunidade

Integrar a sua loja física e digital é uma oportunidade que não pode ser descartada.

O consumo na internet apenas aumenta e é preciso se mostrar cada vez mais presente no ambiente digital para ser visto.

Agora que você tem boas dicas para iniciar, comece essa integração o quanto antes para colher os resultados positivos.

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