Saiba como destacar o seu negócio no varejo on-line
O varejo on-line está cada vez mais em alta.
Mas será que você está conseguindo se destacar diante da concorrência?
Há um material importante sobre isso, o “Almanaque do varejo – O comportamento do consumidor em 2021”, elaborado pela All iN/Social Miner.
Ele fala sobre ideias que deram certo ano passado e que continuam sendo tendência em 2022.
De acordo com o relatório, as visitas aos e-commerces via mobile cresceram mais de 28% no segundo semestre do ano passado.
Por que será? É importante estar atento às estratégias do varejo on-line que estão fidelizando clientes.
Estratégias positivas no varejo on-line
- Frete grátis ou de valor mais baixo: essa prática cresceu de 2019 a 2021.
- Atendimento via WhatsApp: contato mais próximo e acessível com o cliente.
- Opções de pagamento: o cartão segue liderando em 2021, chegando a representar 71,7% das vendas.
Ainda segundo o relatório, o faturamento do varejo on-line cresceu 26% em 2021, chegando a R$ 161 bilhões no ano.
O setor varejista está crescendo muito nos últimos meses e isso aumenta a competição no mercado.
É preciso que o comerciante esteja atento aos desejos dos consumidores, além de planejar e investir numa estratégia viável para o seu tipo de varejo on-line.
Tendências para o varejo on-line
- Sustentabilidade: 70% dos entrevistados numa pesquisa divulgada pela Fiep afirmam não se importar em pagar um pouco a mais se a empresa for sustentável.
- Figital (físico + digital): está cada vez mais comum o cliente comprar on-line e retirar na loja ou comprar na loja, provar o produto e recebê-lo em casa.
- Coleta de dados: principal forma de direcionar decisões e aumentar a assertividade das ações do seu negócio.
- Clientes idosos: representam 14% da população brasileira, com tendência de crescimento nos próximos anos, e detêm 20% do consumo, atualmente.
A maioria das tendências envolvem conceitos relacionados à tecnologia e inovação.
Em um mercado altamente digital, não há mais como fugir da presença on-line.
Os consumidores estão cada vez mais digitalizados, receptivos às novidades e conectados.
As empresas que aproveitarem essas tendências conseguirão se destacar e aumentar suas vendas.
Confira também:
· Seja um Associado CDL de Fortaleza