De que forma o comerciante fideliza o cliente que migrou do off-line para o on-line?

Seu negócio migrou do off para o on-line? Se não, com certeza você conhece alguém que passou por essa mudança do ano passado pra cá.

A pandemia fez com que muitos se adaptassem, e quem ainda não estava no digital, teve que investir nisso para conquistar novos clientes.

Assim como o comerciante, os clientes e seus métodos de consumo também mudaram. Muitos, hoje, preferem comprar mais pela internet do que na loja física.

O faturamento do comércio on-line no Brasil teve um crescimento de 122% em 2020 em relação ao mesmo período do ano de 2019.

A pesquisa da empresa Neotrust e da Câmara Brasileira da Economia Digital não destaca qual é a representatividade dos consumidores de primeira viagem no ambiente on-line, mas é um valor expressivo.

Afinal, durante o isolamento mais rígido, as pessoas não tinham outra alternativa de compra, se não se render ao on-line, por ser mais prático e seguro, no momento.

O digital nem sempre oferece as mesmas experiências do espaço físico, mas pode surpreender o consumidor.

Existem muitas vantagens para o consumidor em comprar on-line, e isso depende, principalmente, de como o comércio está trabalhando seu marketing digital.

E você? O que tem feito para fidelizar seu cliente que migrou do off para o on-line? Separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Confira a seguir.

No on-line, detalhes fazem muita diferença

Lembra daqueles campos sobre o produto que você não preenchia de forma detalhada ou simplesmente deixava em branco? Esqueça isso. No on-line, detalhes podem fazer com que o cliente efetue a compra.

Uma das grandes mudanças da loja física para a virtual é a ausência de tato na hora da compra. Para o cliente que costuma tocar, calçar ou vestir o produto, o digital supre isso com informações detalhadas.

Além das informações sobre o produto, é interessante ter algumas fotos em ângulos diferentes, como se o cliente estivesse passando a vista em todo o material. Isso deixa o cliente mais seguro sobre o que está comprando.

Outro ponto importante é disponibilizar um espaço para que o cliente possa avaliar o seu produto, a sua loja ou deixar sua opinião. Uma avaliação positiva pode influenciar outros clientes.

Facilite a vida do consumidor

É preciso investir e oferecer um site com uma interface amigável, intuitiva e que capte a atenção do consumidor. Quanto mais tempo ele permanece na página, maior a chance de reverter a visita em vendas e fidelização.

As pessoas querem entrar no site para encontrar seu produto. Elas querem ver fotos, descrições detalhadas e o pagamento deve ser simples. Imagina o site travar ou não conseguir finalizar uma compra? Negação.

Se você tem loja física e digital, divulgue o mesmo preço dos produtos. Isso mantém consistência na experiência do cliente com a sua marca, independente do canal que esteja sendo utilizado.

Uma boa estratégia é colocar um produto que tem muita procura no site num ponto mais visível na loja física. O cliente pode pesquisar por ele na internet, mas comprar na loja física. Facilite a vida do consumidor.

As estratégias comerciais precisam ser dinâmicas

Ao mesmo tempo em que é preciso reduzir o excesso de estoques, a falta de mercadorias irrita os consumidores, que estão a alguns cliques da concorrência.

Outro ponto importante é ter canais de comunicação disponíveis, sejam eles automatizados ou com atendentes treinados. Alguns clientes não sabem muito bem como lidar no on-line e acabam desistindo da compra.

O digital veio para ficar, mas ele não precisa ser visto como uma coisa separada ou como um competidor com a loja física. As estratégias devem se somar.

É preciso focar nas estratégias que funcionam e repeti-las, adequando-se também às novas demandas do mercado.

Analisando esses três tópicos já dá para ter uma ideia do que fazer para que os novos consumidores se fidelizem ao hábito de comprar on-line.

O Lojas Aki, idealizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), pode ser uma ótima opção para quem deseja criar uma loja virtual e fortificar seu ponto de venda.

A plataforma tem como objetivo estreitar as relações de consumo e disponibilizar as informações necessárias para a aquisição de produtos e serviços cearenses, colaborando com o crescimento do comércio local.

Associados da CDL de Fortaleza têm condições exclusivas ao se cadastrarem no Lojas Aki. Vale a pena conferir os benefícios e dar aquele up no seu negócio.

Depois dessas dicas, agora é preciso focar no planejamento estratégico e investir para que suas lojas física e digital estejam alinhadas com a mesma proposta.

Dessa forma, fica ainda mais fácil fidelizar seu cliente que está migrando para o on-line.

Confira também:

·       Seja um Associado CDL de Fortaleza