Como você está preparando o seu negócio para o Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor está chegando e, com ele, boas expectativas de vendas.
O avanço da vacinação contra a Covid-19 deixa os empresários mais animados para recuperar as vendas nas datas comemorativas.
É preciso se planejar e aproveitar a oportunidade para realizar promoções, descontos e até mesmo ações como queima de estoque.
No varejo, o Dia do Consumidor é muito confundido com o Dia do Cliente, mas dá pra ser ainda mais aproveitado, já que o dia é transformado em semana.
A Semana do Consumidor de 2022 será celebrada entre os dias 14 e 20 de março e é uma ótima oportunidade para os lojistas venderem mais e os clientes encontrarem boas promoções.
O Dia do Consumidor é considerado a Black Friday do primeiro semestre, por conta do seu alto potencial comercial.
Para quem pretende aproveitar a data, é importante organizar pelo menos essas quatro áreas:
- Financeiro;
- Mercado (marketing e vendas);
- Organização interna (processos);
- Equipe.
Como tirar o melhor das vendas no Dia do Consumidor
- Não esqueça dos clientes atuais: faça alguma ação específica para esse público e mantenha contato para que eles recebam informações promocionais em primeira mão.
- Faça promoções: estamos em uma fase de recuperação e o poder de compra diminuiu, ofereça opções mais em conta para os clientes.
- Se não dá para mexer no preço: ofereça descontos direto no caixa de acordo com o valor gasto (10% acima de R$ 300, 20% acima de R$ 500, por exemplo), ou faça o esquema “leve 5, pague 4”.
- Treine sua equipe: colaboradores atentos e focados refletem em bons resultados.
- Se tiver e-commerce, foque nele: desenvolva ações como frete grátis e descontos de no máximo 20%.
- Selecione produtos em tendência: coloque em oferta produtos competitivos, que realmente despertam o interesse do público.
- Invista na divulgação: reforce a presença na internet para ganhar visibilidade e, com isso, alcançar novos públicos.
Foque no e-commerce
E-commerces de diversos segmentos têm aproveitado o Dia do Consumidor para oferecer bons descontos ao público e ganhar credibilidade on-line.
Além de atrair novos clientes, a data aumenta a taxa de conversão das compras, estimula o crescimento do ticket médio e estreita o relacionamento com os consumidores.
De acordo com a Olist, startup brasileira que atua no segmento de e-commerce, os resultados das edições anteriores da Semana do Consumidor falam por si só sobre o potencial da data.
Entre as vantagens que a campanha gera para os e-commerces estão: o aumento do número de visitantes, o alto ticket médio e o crescimento do faturamento.
Em 2020, a conversão de vendas no período cresceu 18%, representando um aumento de R$ 1,41 bilhão movimentado em vendas on-line.
Os dados mostram que a Semana do Consumidor promete gerar muitos impactos positivos no varejo brasileiro.
O que era um dia virou uma semana e, em muitos lugares, março já é considerado o mês do consumidor.
A data já é bem explorada no comércio eletrônico, mas o varejo físico também pode aproveitá-la para aumentar as receitas.
Você está diante de um momento imperdível para ampliar as vendas da sua loja. Aproveite!
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