A comunicação com o seu cliente está fluindo?

Você já parou pra pensar sobre como está a comunicação com o seu cliente?

Será que a sua empresa já pratica a gestão do relacionamento?

Vamos ver como você se sai ao responder as seguintes perguntas:

1. Como você acompanha as conversas e interações entre seus clientes e seu negócio?
  2. Você sabe quantos clientes estão satisfeitos ou insatisfeitos?
  3. Como você lida com as reclamações deles?
  4. Existe um processo para lidar com esses desafios?

Se você tiver dificuldade ou simplesmente não souber responder essa pergunta, já temos um problema a ser resolvido.

Tudo começa e termina no cliente

A era digital mudou completamente a forma como compramos.

Antes a venda era totalmente focada no produto e em suas características.

Hoje o consumidor tornou-se totalmente independente, contendo as informações em suas mãos.

Isso fez com que as empresas focassem mais no cliente, e não apenas nos produtos ou serviços.

Alguns benefícios da cultura voltada para o cliente:

• Redução de custos na aquisição de novos clientes;
  • Aumento da frequência de compra;
  • Melhoria nos processos e no produto.

Conheça o seu público-alvo

Não importa o tamanho da empresa. Se é pequena, média ou grande, atrair clientes é sempre um desafio.

De acordo com um estudo da Salesforce, 80% dos clientes consideram a experiência oferecida por um produto tão importante quanto a sua qualidade e serviços disponíveis.

Alguns indícios de que sua equipe ou empresa é focada no cliente:

• Planejamento centralizado no cliente;
  • Equipes com autonomia para resolver as situações;
  • Trabalham em cima dos feedbacks.

Então, é preciso entender as necessidades do seu cliente antes de implementar uma estratégia de gestão de relacionamento para que a mudança traga benefícios.

Por isso, não basta apenas oferecer produtos e serviços de boa qualidade. Compreender a postura do público-alvo também é um desafio.

Dessa forma, a comunicação surge como peça primordial.

Para que ela flua de forma natural, é necessário desenvolver um trabalho que fortaleça uma presença constante e integrada da marca nas redes.

Não basta a empresa estar presente nas diversas mídias, se não ouvir e interagir com os seus consumidores.

Por fim, não esqueça que o cuidado com o cliente deve ser feito constantemente, e não apenas enquanto ele está comprando.

Treine sua equipe e faça questão de que eles continuem mantendo contato com os consumidores, de forma que eles se lembrem de seu serviço.

Confira também:

Seja um Associado CDL de Fortaleza