Benefícios de diversificar nos meios de pagamento para o seu e-commerce

Uma das grandes vantagens do e-commerce é poder divulgar todos os seus produtos e serviços on-line de forma gratuita.

Por outro lado, para muitos negócios, uma das desvantagens está justamente na forma de pagamento.

Isso porque, se formos comparar, a loja física consegue receber dinheiro e fazer transações por cartões de forma instantânea.

Para o e-commerce que possui site, a venda acontece de maneira mais fácil. Já para quem não possui, existe uma limitação.

Um e-commerce que trabalha somente pelas redes sociais precisa, então, oferecer diversas maneiras de pagamento para facilitar a jornada de compra do cliente.

Muitos empreendedores que trabalham com e-commerce limitam-se às transações tradicionais e menos adequadas.

Por que é importante diversificar seus meios de pagamento em e-commerce?

O desempenho das suas vendas on-line pode aumentar muito com mais opções de pagamento.

Imagine um cenário em que você tem ótimos produtos, atendimento excelente e uma boa estratégia de vendas.

O cliente adorou o seu e-commerce e agora quer comprar com você, mas o único método de pagamento é por boleto…

As chances de você perder uma venda e um cliente por causa disso são grandes.

Não adianta ter uma jornada de compra excelente, e a parte mais importante (a venda em si) ser limitada.

A CDL de Fortaleza listou para você os benefícios de diversificar nos meios de pagamento para o seu e-commerce.

Experiência do cliente

Como já falamos acima no exemplo, o cliente gosta de praticidade e diversidade na hora de fazer compras.

Quando um cliente percebe que os seus métodos de preferência não estão disponíveis, muitas vezes ele desiste da compra.

Provavelmente ele irá procurar um e-commerce que ofereça mais alternativas e dê menos trabalho.

Diversificar nos meios de pagamento torna o processo de compra mais prático e rápido, melhorando a experiência do cliente.

Retenção e fidelização de clientes

Ter diferentes meios de pagamento no seu e-commerce não fazem a diferença somente nas vendas.

Toda a jornada de compra do cliente é aperfeiçoada, o que aumenta a taxa de retenção e fidelização.

Se o seu e-commerce oferece as condições de pagamento que o consumidor prefere, é provável que ele volte a fazer negócio com você.

Métodos alternativos em caso de falhas

Todo consumidor já tentou efetuar uma compra num e-commerce e, por algum motivo, não conseguiu.

Às vezes, o sistema pelo qual a empresa recebe o pagamento está fora do ar, o boleto possui algum dado errado, ou por qualquer outro motivo.

Disponibilizar diferentes opções de pagamento diminui as chances do cliente desistir de comprar.

Se ele não conseguir pagar por boleto, por exemplo, ele pode pagar via Pix.

Se o cliente ainda tem dificuldade com Pix, ele pode optar pela transferência bancária.

Ou seja, o seu e-commerce estará mais preparado para esses erros e não perderá vendas.

Alternativas de pagamento para e-commerce

Já que falamos acima de algumas maneiras do seu e-commerce efetuar uma venda, vamos listar alguns meios de pagamento para você adotar na sua loja.

  • Boleto bancário
  • Transferência bancária
  • Cartão de crédito
  • Pix
  • Intermediário de pagamento (como o PicPay, PayPal, PagSeguro etc.)

Conclusão

Diversificar nos meios de pagamento no seu e-commerce aumenta a sua taxa de conversão.

O que é isso? Trata-se de uma proporção entre consumidores interessados e vendas realizadas.

Se a sua taxa for alta, significa que a finalização da compra é eficiente e você possui os métodos de pagamento que os consumidores preferem.

Se você estiver atraindo muitos consumidores, mas vendendo pouco, um dos motivos pode ser a limitação nos meios de pagamento.

Então, adotar diferentes maneiras para que o seu cliente compre com você só traz benefícios para o seu e-commerce.

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