7 ferramentas essenciais para equipes em home office

Home office é um desafio para muitas pessoas e muitas empresas foram pegas de surpresa quando precisaram adotar esse modelo de trabalho.

Algumas pessoas e profissões lidam melhor com esse modelo, mas alguns precisaram se adaptar rapidamente.

A verdade é que, com as ações de combate ao coronavírus, toda a sociedade tem se adaptado para que as vidas sejam preservadas, mas que seja possível manter a produtividade.

Empresas estão criando estratégias para o trabalho remoto, mas algumas ainda estão perdidas em relação a como fazer e tirar o melhor proveito desse cenário sensível.

Por isso, trouxemos 7 ferramentas essenciais para equipes que estão em trabalho remoto. Confira.

Ferramentas para todos os momentos do trabalho

A rotina das empresas varia de uma pra outra, mas alguns processos são comuns a todas. Reuniões, demandas, servidor…

Pensando nessa realidade, separamos as ferramentas mais fáceis de usar, algumas gratuitas e de fácil acesso a todos, dividindo-as em 4 partes:

• Ferramentas para comunicação interna de equipes;
  • Ferramentas para gestão de demandas;
  • Ferramentas para armazenamento;
  • Ferramenta para transferência de arquivos grandes.

Dessa forma, é possível cobrir boa parte da rotina de trabalho de muitas empresas e deixar o dia a dia mais produtivo e eficiente.

Ferramentas para comunicação interna de equipes

1 – Slack

Embora muitos utilizem o WhatsApp como o meio principal de comunicação, ele não é o mais recomendável quando se trata de comunicação corporativa interna.

O Slack é a ferramenta que muitas empresas já adotaram como o meio principal de comunicação, antes mesmo de ser adotado o modelo de home office.

Funciona de forma simples, pode ser acessado pelo próprio navegador ou instalado no próprio computador ou no celular.

A ferramenta permite que sejam feitos grupos diferentes, ou seja, podem ser divididos setores a que apenas os responsáveis podem ter acesso.

O bom do Slack é que ele se integra com o Google Drive, o Office e o Trello.

2 – Hangout

O Google disponibiliza gratuitamente essa ferramenta poderosa de videoconferência. Ela serve principalmente para equipes que precisam se reunir constantemente.

Qualquer pessoa com conta no Google pode acessar o Hangout e criar salas de reunião. Algumas vantagens dessa ferramenta são a integração, o envio de lembretes e o compartilhamento de arquivos.

Pode ser acessado pelo computador ou por app, disponível para Android e iOS.

Ferramentas para gestão de demandas

3 – Trello

Uma das ferramentas mais intuitivas, o Trello entrega bons diferenciais em sua versão gratuita. Pode ser dividido em equipes ou projetos e utiliza o método kanban, que separa as atividades em progressões.

As tarefas são postas em cartões que são movidos de acordo com o seu status. Dentro do cartão, ainda é possível criar checklists e compartilhar imagens e arquivos em geral.

Disponível para Android, iOS e PC.

4 – Asana

Esse gerenciador de tarefas tem o mesmo objetivo do Trello, porém, com mais recursos. Enquanto o Trello é mais simples e fácil de usar, o Asana permite um maior compartilhamento de informações e possui um recurso que informa a prioridade de cada tarefa.

São mais recursos em relação ao Trello, que pode ser um pouco confuso para quem procura algo mais simples ou apenas uma organização básica. Além disso, o Asana disponibiliza recursos de mensagem que podem substituir o e-mail, definição de metas, progresso e relatórios de desempenho.

O Asana também está disponível para PC, Android e iOS.

Ferramentas para armazenamento

5 – Google Drive

O Google disponibiliza quase todos os seus recursos de forma gratuita e um dos melhores é o seu Drive. É um serviço de armazenamento de arquivos diversos, como textos, planilhas, apresentações, áudios e vídeos.

A grande vantagem do Google Drive é seu fácil acesso pelo compartilhamento. Se você deseja que outra pessoa do seu time tenha acesso a um arquivo, basta gerar o link e compartilhar.

Ainda pode decidir a que a pessoa com quem você vai compartilhar vai ter acesso. Os 15 GB iniciais do Google Drive são gratuitos. Além desse limite, é preciso pagar um plano.

6 -Dropbox

Essa ferramenta é muito parecida com o Google Drive, mas oferece apenas 2 GB iniciais gratuitos. Você pode arquivar basicamente qualquer arquivo que deseje, desde fotos e arquivos de texto até áudios e vídeos.

De fácil utilização, o Dropbox é um dos mais utilizados por profissionais e mais uma alternativa para ajudar no trabalho remoto.

Ferramenta para transferência de arquivos grandes

7 – WeTransfer

Quem trabalha com imagens, vídeos ou arquivos grandes sabe a dificuldade que é transferi-los sem perder qualidade. Serviços de mensagem, como o WhatsApp, reduzem a qualidade de alguns arquivos para os enviarem com mais facilidade.

Servidores de e-mails têm limites de tamanho dos anexos. Por isso serviços como o do WeTransfer são tão essenciais.

Para utilizá-lo, é bastante simples. Basta subir o arquivo no WeTransfer e enviar o link de download ao destinatário desejado. O arquivo chega ao seu destinatário como zip.

Bônus: Ferramenta de certificação digital

Trabalhar remotamente tem empecilhos que podem atrapalhar o andamento das rotinas de trabalho. Enviar e receber arquivos, além do perigo do contágio, gera custos de entrega.

A solução ideal é a Certificação Digital, que garante a identidade, tornando a transferência de dados e documentos mais segura e trazendo a solução ideal em tempos de quarentena e home office.

A CDL de Fortaleza oferece esse recurso para os associados. Se você acredita que pode servir para sua empresa, clique AQUI e fale com um de nossos consultores.