5 dicas para colocar sua empresa na era digital

A NRF 2018 – Retail’s Big Show teve um dia dedicado às empresárias que estão promovendo a transformação digital de seus negócios. E uma delas foi Beth Comstock, ex-vice-presidente da General Electric.

Beth Comstock, ex-vice-presidente da General Electric, fala durante evento do varejo em Nova York

Nos 27 anos anos em que esteve na companhia, foi uma das principais responsáveis pelos processos de inovação e desenvolvimento de novos negócios. Foi ela quem coordenou o FastWorks, programa de inovação baseado nas teorias de Eric Ries.

Atuando como diretora na Nike e prestes a lançar seu primeiro livro, Imagine it Forward (numa tradução livre, “Imagine para a frente”), previsto para sair em setembro, Beth falou o que as empresas devem fazer para entrar em sintonia com um mundo onde 4 bilhões de pessoas estão conectadas online.

Confira as cinco dicas para levar a transformação digital para o seu negócio!

1. Forme um time de pensadores divergentes

“Para conseguir inovar, é preciso ir atrás de pessoas com o mindset correto. Pensadores divergentes, que tragam perspectivas completamente diferentes para a empresa e estejam dispostas a experimentar. Busque sócios e funcionários com essas características. No caso das grandes empresas, pode ser preciso formar times inteiros com esse perfil.”

2. Monte um laboratório de inovação

“É preciso destravar a criatividade e parar que achar que, para inovar, só com grandes investimentos. Use o laboratório para testar pequenos projetos, que demandem investimentos menores e possam ser testados no curso prazo. Exatamente como as startups.”

3. Reúna comunidades de experimentadores

“Escolha, dentro do seu público, grupos de pessoas dispostas a testar novas ideias o tempo todo, e a dar feedback para a empresa. Dessa maneira, seus produtos serão baseados no mundo real e o desenvolvimento será feito junto com o cliente, criando engajamento.”

4. Reinvente-se sempre

“Todo empreendedor quer escolher um objetivo e dizer, ‘Isso é o que eu vou fazer nos próximos cinco anos’. Mas isso não é mais possível. Se fizer isso, o seu público vai ficar cansado e se voltar par o concorrente. O desafio é manter a vontade de mudar. Quanto mais você inovar, mais vai manter o cliente com você.”

5. Convença o resto da empresa a mudar com você

“No meu livro mostro que, de maneira geral, os times são formados assim: 30% são loucos para mudar o tempo todo; 30% se dispõem a mudar, mas com cautela; e 30% não querem mudar de jeito nenhum. Esse último grupo é o maior desafio do empreendedor. Será preciso fazer um treinamento intenso para trazê-los para a nova cultura – e evitar uma demissão.”

Fonte: Época Negócios