Geração Z: saiba porque ela é a potência econômica do varejo de hoje
A geração Z (ou zoomers ou omnichannel) é o novo filtro que move a economia do varejo.
As empresas já estão se preparando para as mudanças advindas desse público, que tem hoje entre 11 a 24 anos e é quase 37% da população mundial.
São jovens que já nasceram com a existência da internet, das compras on-line e do ambiente digital.
E em menos de 10 anos, metade do poder de consumo estará na mão deles.
Por isso, é tão importante acompanhar suas preferências e investir em adaptações a partir de agora.
Essa geração é a primeira a estar nas ruas e nas plataformas de mídia social ao mesmo tempo.
Modo de consumo da geração Z
Esse público está preparado para fazer compras onde e quando quiser, sem preferência quanto ao dispositivo que utiliza, se on-line ou em lojas físicas.
De acordo com a Vogue, a geração Z tem 56% de mais probabilidade em ter comprado produtos de moda na loja física, focando em qualidade e tendências culturais.
É um público que escolhe cada vez mais se relacionar com o que consome, apegados a valores como sustentabilidade, ambientalismo e igualdade.
Não importa apenas tentar chamar a atenção com preço ou desconto, o que vale é ter uma boa experiência para compartilhar nas redes sociais.
Então, já viu! Se você tem um negócio focado apenas em compras e vendas, precisa começar a pensar o que ofertar para esse consumidor.
Ele quer cada vez mais entretenimento e interatividade.
Oportunidades de negócio para a geração Z
Visual Merchandising
É uma ferramenta importante para atrair e conquistar este público, criando uma experiência positiva dentro da loja.
É a soma do impacto visual com a inteligência estratégica de alocação e compras de produtos, de entender de estoque e de precificação.
Para conquistar a geração Z, é preciso ter um negócio focado em transparência, planejamento, colaboração/parceria e sustentabilidade.
“Compre agora, pague depois” (Buy Now, Pay Later – BNPL)
De acordo com o PayPal, 22% dessa geração usaram soluções BNPL para comprar produtos mais caros e de maior qualidade.
Além disso, a geração Z passou a usar opções de pagamento móvel, como aplicativos e carteiras eletrônicas.
Essa expectativa de poder escolher como pagar permeia os hábitos de consumo dessa geração.
Ou seja, as tecnologias tradicionais de pagamento e ponto de venda precisam acompanhar e oferecer diferentes opções.
Fuja do “mais do mesmo”
É natural o impacto da geração Z no e-commerce.
Se você não pode ter numa loja física, invista na experiência do consumidor ao receber o que foi comprado.
Uma embalagem funcional, que produza pouco lixo ou que seja sustentável é algo que pesa na hora de decidir por um produto.
Quem não gosta de um mimo ou uma cartinha feita à mão? Faz toda a diferença na experiência do consumidor com a sua marca.
E a geração Z é fã de tudo o que for diferente e fuja do óbvio, criando laços ainda que não tão duradouros.
E não para por aqui!
O ciclo de reinvenção do varejo provavelmente terá que começar de novo daqui a 20 anos.
Porque, além da faixa etária da geração Z, a geração Alfa e as que vierem em seguida serão ainda mais experientes digitalmente.
Então, não adianta apenas se adaptar, é preciso conseguir realmente se conectar para atender as expectativas das futuras gerações.
Você já está se preparando para isso?
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