Inventário: como fazer o balanço geral da sua loja

Você, que é empresário e necessita de um estoque para suas mercadorias, sente dificuldade na hora de fazer um balanço geral da sua loja?

Então, continue a leitura, que a equipe da CDL de Fortaleza preparou este artigo especialmente para você.

O inventário é uma prática utilizada pelas empresas para contagem e recontagem de produtos, tanto no estoque, quanto na área de vendas.

Por que fazer um balanço geral da sua loja?

É muito importante que o estoque esteja organizado para otimizar a contagem de produtos e realizar um balanço geral eficiente e sem erros, principalmente com a chegada do fim de ano.

O inventário é imprescindível para quem trabalha com muitas mercadorias, pois é por meio dele que se identifica uma série de falhas operacionais que podem passar despercebidos no dia a dia.

Com os dados colhidos no balanço geral do seu inventário, é possível observar os produtos que vendem mais, os que não vendem tanto e talvez precisem de promoções ou até mesmo parar a comercialização de alguns.

Além disso, o resultado de um bom balanço geral facilitará a reposição das mercadorias, agilizando todo o processo de estoque e de venda.

Qual é o melhor momento para fazer um balanço geral da sua loja?

Para que o balanço geral seja feito da maneira mais assertiva, é necessário escolher um dia em que não haverá entrada ou saída de produtos.

Além disso, o balanço geral do seu estoque é um processo que demanda bastante tempo, então é recomendado que seja feito no dia que sua loja estiver fechada.

A contagem do inventário pode ser feita diária, semanal, mensal, semestral e até anualmente.

Tudo depende da sua necessidade, da quantidade e rotatividade de mercadoria que sua loja possui.

Entretanto, existem alguns motivos que indicam que é necessário fazer um balanço geral o quanto antes:

• produtos encalhados no estoque;
  • atraso na entrega ou na reposição por falta de mercadoria;
  • perda frequente de itens;
  • gastos desnecessários com compras de produtos ainda em estoque.

Por fim, saiba como fazer o balanço geral da sua loja

Apesar da dificuldade de realizar esse serviço no seu inventário, agora você já sabe a importância do balanço geral e quando realizá-lo de acordo com as suas necessidades.

Confira práticas fundamentais que você deve adotar para fazer o balanço geral da sua loja:

Separe e organize seus produtos por categoria

Já que você terá que parar um dia para fazer a contagem e recontagem do seu inventário, aproveite o momento para separar todos os produtos por categoria.

Isso irá deixar os próximos processos mais práticos e rápidos, principalmente para contar, recontar e repor mercadorias.

Nesse momento do balanço geral, fica mais fácil observar os produtos obsoletos, aqueles que estão “criando poeira” no inventário.

Crie códigos para identificar as mercadorias

Utilizar um código para cada produto é fundamental para facilitar e agilizar no balanço geral do seu estoque. Além disso, auxilia no momento das vendas e na hora de criar registros contábeis.

Existem diversas maneiras para esse passo, mas você pode identificar as mercadorias por números e letras ou até mesmo contar com o auxílio de um software/aplicativo para gerar códigos.

Dupla contagem

Contar cada produto é imprescindível para que o balanço geral da sua loja não tenha erros, o que evita problemas no futuro.

Então, realizar uma dupla contagem é interessante. A primeira será, de fato, para contabilizar as mercadorias. A segunda funciona como uma checagem.

Se houver divergências entre as duas contagens, é preciso realizar uma terceira para saber onde está o erro.

Agora que você já sabe realizar o balanço geral da sua loja, nós separamos outros artigos para aperfeiçoar o processo de gestão da sua empresa: