Venda pelo WhatsApp: a nova tendência para aumentar o faturamento

Com a pandemia, muitas lojas precisaram se reinventar para continuar vendendo.

Uma das maneiras mais fáceis de chegar até o cliente foi por meio da venda pelo WhatsApp.

Segundo pesquisa da Aivo, empresa especializada em soluções de atendimento, a comunicação entre organizações e clientes cresceu 500% em 2020.

Esse dado revela o quanto essa rede social pode ser importante para impulsionar as vendas e aumentar o faturamento.

Quais empresas apostaram no WhatsApp?

A tendência de utilizar o WhatsApp para aumentar o faturamento cresceu, principalmente no varejo.

Grandes empresas varejistas, como a Boticário e a Hering, por exemplo, utilizam um botão do WhatsApp em seus sites e nas redes sociais.

Em muitas lojas, quando acessamos os sites, é possível observar rapidamente um botão do WhatsApp “flutuando” pela página.

Além da estratégia de venda em si, o setor varejista aposta na rede social para se aproximar humanamente do seu público.

Vantagens de vender pelo WhatsApp

Um dos grandes diferenciais do WhatsApp está justamente na humanização do atendimento.

Nos sites, o processo de venda é o mesmo para todos os compradores, pois não há contato com nenhum vendedor.

Ao utilizar o WhatsApp para vender, é possível valorizar as particularidades de cada cliente.

Há a vantagem, também, de apresentar produtos por videochamadas ou descrevê-los por áudios, como as Casas Bahia têm feito.

Pode parecer simples, mas essa forma de atendimento é fundamental para encantar e fidelizar os seus clientes.

Quanto mais prático e próximo do consumidor for o seu atendimento pelo WhatsApp, mais rápidas serão as vendas.

Atendimento x Demanda

É importante ressaltar que, para a sua venda via WhatsApp funcionar perfeitamente, você precisa de uma equipe que atenda a todos os requisitos.

Não adianta, nem é benéfico para o seu negócio ter um atendimento pelo WhatsApp, se a sua equipe não der conta de atender a todos os clientes.

Faça uma análise prévia de mais ou menos quantos consumidores irão buscar o seu negócio pela rede social.

Dessa forma, você conseguirá realizar as vendas pelo WhatsApp sem deixar nenhum consumidor aborrecido.

Quanto mais prestativa for a sua equipe, mais vendas você realizará.

Conclusão

Agora você sabe que o WhatsApp funciona, sim, para aumentar o faturamento da sua empresa.

Adote a rede social na sua rotina de vendas e conquiste ainda mais clientes.

Veja mais artigos em nosso blog: