Gestão de fornecedores: a importância de manter um bom relacionamento

A gestão de fornecedores é uma das atividades essenciais e determinantes para qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Mais que fornecedores de matéria-prima e insumos, eles são seus parceiros de negócio e precisam ser acompanhados de perto para melhor controle dos processos existentes.

Como está o relacionamento com seus fornecedores? Eles costumam entregar as mercadorias no prazo ou às vezes te deixam na mão?

Pode parecer bobagem, mas você precisa separar um tempo para dialogar com seus fornecedores e conhecê-los a fundo.

Além disso, é importante que ambas as partes estejam alinhadas e os objetivos estejam claros para evitar desgastes e insatisfações, como também prejuízos na produção e nas vendas.

Neste conteúdo, vamos te explicar como funciona (ou deve funcionar) a gestão de fornecedores de uma empresa, bem como dar dicas de como aprimorar o relacionamento dentro dessa parceria.

O que é a gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é uma série de atividades que estão diretamente ligadas à administração da cadeia de suprimentos de uma empresa.

Entre tais atividades, podemos citar:

– Pesquisa dos fornecedores;

– Orçamentos/levantamento de preços;

– Negociação de contratos;

– Definição de demandas;

– Acompanhamento de prazos e entregas;

– Fidelização.

Tendo em vista isso, fica evidente que as organizações precisam se relacionar com as empresas que lhes fornecem os materiais/produtos, a fim de garantir que os processos sejam executados de forma segura e eficaz.

No geral, o relacionamento com fornecedores funciona como qualquer outro tipo de relacionamento. As partes envolvidas possuem características diferentes, mas convergem para um objetivo em comum.

No mercado atual, onde a disputa pela preferência do consumidor é altamente acirrada, ter seus fornecedores como aliados se torna um diferencial competitivo para o seu negócio.

4 dicas para melhorar o relacionamento com fornecedores

1 – Escolha bem seus fornecedores

O processo de escolha deve ser pensado estrategicamente, visando uma parceria de ganha-ganha entre as empresas a longo prazo.

Para isso, é preciso estabelecer alguns critérios de seleção antes de fechar o contrato. Veja alguns critérios que você pode utilizar:

– Qualidade dos materiais;

– Localização;

– Prazos de entrega;

– Preços;

– Experiência no ramo em que atua;

– Estar em dia com as normas fiscais.

2 – Saiba negociar

Quanto mais leal e próximo do seu fornecedor você for, maiores são as chances de negociar preços e conseguir condições especiais de pagamentos.

Mas isso requer tempo! Não dá para exigir um preço muito abaixo do mercado logo de cara. Procure ser mais amistoso no primeiro contato, mostrando interesse em uma parceria duradoura.

Espere até que a confiança entre as partes esteja estabelecida, para só assim sondar melhores condições onde ambos saiam ganhando.

Porém, nunca coloque o preço acima da qualidade, pois o barato, às vezes, sai caro. Leve em consideração o custo-benefício oferecido e não apenas o preço baixo.

3 – Alinhe os processos

Quando os processos estão alinhados e as tarefas de cada empresa estão bem definidas, as chances de imprevistos acontecerem são bem menores.

Na gestão de fornecedores, é imprescindível contar com profissionais que estejam em dia com suas obrigações, respeitem os prazos estipulados e entreguem o material nas condições esperadas.

Além disso, é preciso analisar periodicamente os indicadores de desempenho desses processos, a fim de otimizar as atividades e maximizar os resultados alcançados.

Gestão de vendas: veja como melhorar os resultados da sua empresa.

4 – Valorize o serviço prestado

O reconhecimento é uma das melhores formas de se valorizar um bom serviço, por isso não deixe de elogiar e agradecer seus fornecedores sempre que possível.

Por mais simples que pareça, atitudes como essa encorajam e dão motivação para que estes profissionais continuem a desempenhar suas funções com excelência e capricho.

Não há segredos para uma boa gestão de fornecedores. A transparência e o bom relacionamento são as peças-chave para uma parceria de sucesso e duradoura.