Principais fatores para um negócio ter um bom desempenho em vendas.

Seu negócio está tendo um bom desempenho em vendas neste ano?

Não é segredo para ninguém que a venda é o único meio que faz qualquer negócio ficar de pé. O dinheiro precisa entrar para fazer o negócio expandir e alcançar todos os objetivos. Não ter uma estratégia comercial eficiente pode impactar desde o momento de atrair novos clientes até fechar uma nova venda.

Segundo pesquisas feitas pela plataforma RD Station, 71% das empresas não bateram metas de vendas em 2022 e isso é bem preocupante. Por outro lado, 67% das empresas que têm alta performance em receita, possuem uma área de vendas bem estruturada e com processos bem definidos.

A seguir, vamos mostrar alguns dados da plataforma RD Station, baseados em pesquisas feitas com consumidores e donos de negócios que podem ajudá-lo a mudar a estratégia de vendas da sua empresa e na melhoria nos lucros do seu negócio neste ano.

Maturidade dos times comerciais

É importante fazer uma análise de quais tarefas e ações os times precisam realizar para atingir suas metas, e também quais melhorias e oportunidades existem para que os vendedores se desenvolvam e entreguem seus resultados como:

Tendências de vendas para 2023

A tendência de vendas para 2023 é acreditar em uma comunicação rápida e assertiva. Estamos vivendo uma era muito dinâmica em termos de canais de comunicação. O marketing conversacional vem ganhando cada vez mais destaque nas estratégias de comunicação das empresas e trazendo novidades na forma de nos comunicarmos.

Antes o telefone era quase que a única forma de conversar com oportunidades, hoje temos uma série de canais possíveis para trabalhar as negociações.

Com tantas opções em mãos, é importante entender quais destes canais fazem mais sentido para as prospecções que estão sendo trabalhadas. Ter o entendimento de qual canal funciona melhor para o seu cliente pode acelerar muito a etapa de negociação.

Principais canais digitais que podem trazer oportunidades mais qualificadas para o time de vendas:

68% redes sociais

49% conteúdos orgânicos

39% tráfego direto

37% mídia paga

35% e-mail marketing

Principais motivos que fazem as empresas perderem as vendas nesses canais:

46% preço

39% ausência de resposta do cliente

33% leads desqualificados

32% concorrentes

23% limitação de produtos

A área de vendas é extremamente dinâmica e muda o tempo todo, por isso ser um profissional que está sempre atualizado e em constante desenvolvimento, no curso de Gestão Comercial da Faculdade CDL você pode alcançar esse perfil profissional, preparado para assumir qualquer função dentro da área de negociação, traz ao vendedor uma camada mais estratégica dentro da operação. Os principais pilares para atingir esses resultados são:

Abordagem  – É nesse momento em que o gestor pode avaliar o tempo que o time tem usado até fazer a primeira abordagem, qual discurso está sendo feito, quais são os principais canais que têm trazido melhores resultados ao time e o que pode ser otimizado.

Conversão – Aqui é o momento de olhar para os resultados práticos das ações feitas previamente, acompanhar de perto as métricas, o tempo do ciclo de vendas e as taxas de conversão de uma fase para outra do funil.

Evolução – O pilar de Evolução fala muito sobre a melhoria contínua que deve ser implementada para ser sempre mais eficiente, em todas as etapas. Por isso, traz muito forte a importância de revisitar processos, retomar o planejamento que foi feito com o objetivo de entender se todas ações foram tomadas e o que pode ser otimizado. Confira os produtos do SPC Brasil com soluções inteligentes e seguras para várias etapas do seu negócio.

Aqui, buscamos alguns dados que você pode analisar e implementar daqui para frente. Boas práticas e metodologia de gestão de vendas. Tudo isso com o intuito de apoiar o desenvolvimento dos times e ser fiel a nossa missão de empoderar as pequenas e médias empresas a crescerem cada vez mais.

Confira também:

• Seja um Associado CDL de Fortaleza