Saiba como incluir um consumidor inadimplente no SPC Brasil

Antes de explicar como negativar um cliente inadimplente no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), é importante informar que o consumidor será notificado sobre a inclusão do seu nome.

Ele receberá uma carta informando sobre o débito e terá um prazo para procurar a empresa e regularizar a situação. Caso não haja negociação no prazo, o cliente pode ser registrado no SPC. O registro é de responsabilidade da empresa e, por isso, é importante ler as orientações a seguir.

Os cinco passos para negativar um cliente no SPC

1- Mantenha o cadastro completo do cliente na loja.

Cabe a empresa que negativa informar todos os dados do devedor e da dívida, tais como valor original, data de vencimento, data da compra, nome completo, CPF, endereço e etc.

Por isso, procure obter e confirmar todas as informações necessárias na hora da compra para não ter surpresas mais tarde. Se houver alguma divergência nestes dados – se o nome não bater com o CPF, por exemplo – o sistema irá recusar a negativação.

2- Tenha um documento que comprove a compra.

Muitas lojas que trabalham com crediário usam notas promissórias ou os tradicionais carnês. Para reduzir as chances de ser acionado na justiça por alguém contestando uma cobrança indevida, o lojista deve solicitar ao cliente que apresente um documento com foto para conferência da assinatura no momento da compra.