Saiba como incluir um consumidor inadimplente no SPC Brasil

Antes de explicar como negativar um cliente inadimplente no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), é importante informar que o consumidor será notificado sobre a inclusão do seu nome.

Ele receberá uma carta informando sobre o débito e terá um prazo para procurar a empresa e regularizar a situação. Caso não haja negociação no prazo, o cliente pode ser registrado no SPC. O registro é de responsabilidade da empresa e, por isso, é importante ler as orientações a seguir.

Os cinco passos para negativar um cliente no SPC

1- Mantenha o cadastro completo do cliente na loja.

Cabe a empresa que negativa informar todos os dados do devedor e da dívida, tais como valor original, data de vencimento, data da compra, nome completo, CPF, endereço e etc.

Por isso, procure obter e confirmar todas as informações necessárias na hora da compra para não ter surpresas mais tarde. Se houver alguma divergência nestes dados – se o nome não bater com o CPF, por exemplo – o sistema irá recusar a negativação.

2- Tenha um documento que comprove a compra.

Muitas lojas que trabalham com crediário usam notas promissórias ou os tradicionais carnês. Para reduzir as chances de ser acionado na justiça por alguém contestando uma cobrança indevida, o lojista deve solicitar ao cliente que apresente um documento com foto para conferência da assinatura no momento da compra.

Leia também: Como reduzir a inadimplência na sua empresa
3- Verifique o tempo de atraso da prestação.

Só pode ser registrado no SPC débitos cujo vencimento seja inferior a cinco anos. Nesse período, você pode ligar para o devedor, informá-lo sobre o débito e tentar renegociar a dívida.

4- Acesse o sistema do SPC para fazer a negativação.

Para utilizar os serviços do SPC Brasil você deve ser associado à Câmara de Dirigentes Lojistas da sua cidade. Clique aqui para se associar à CDL de Fortaleza. A negativação pode ser feita pela internet com os dados de acesso que são disponibilizados no ato da associação.

5- Retire o registro assim que o consumidor quitar a dívida.

O registro deverá ser excluído do SPC assim que houver negociação ou quitação do debito. O prazo máximo para regularização é de cinco dias úteis. Se a empresa demorar mais do que cinco dias para fazer isso, pode estar sujeita a uma ação por danos morais.

Quer mais informações sobre registro de clientes inadimplentes no SPC? CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *