Faça essas perguntas antes de começar uma pós-graduação

Não existe uma hora certa para começar um curso de pós-graduação e isso é fato. Algumas pessoas escolhem cursar assim que terminam uma graduação ou um tempo depois. Outras nem sequer cogitam no momento, mas a decisão de continuar os estudos pode vir com o tempo.

Além do mais, assim como diversas decisões durante a vida, a escolha de uma pós-graduação exige planejamento. Avaliar uma série de pontos pode colocar o estudante no caminho certo na jornada pelo conhecimento.

Para ajudar, preparamos estas cinco perguntas para que você possa responder antes de escolher os próximos passos da sua carreira.

Que tipo escolher?

O tipo de pós-graduação que você quer fazer diz respeito a diversas vertentes de uma vida profissional. Os tipos são: as lato sensu, cursos de especialização e MBA que seguem uma linha de estudos mais profissional, e as stricto sensu, que, como o próprio nome diz, tratam de estudos restritos, específicos, nas linhas de mestrado e doutorado.

Esta última categoria engloba, em maioria, o mundo acadêmico, mas é possível ver em diversas empresas a participação de profissionais com esses níveis superiores.

Qual o meu objetivo com esse curso?

É preciso ter um objetivo em mente. Quer crescer dentro da sua empresa? Ou quer mudar de ramo? Pretende se tornar melhor em algo que condiz mais com sua graduação do que com o que você trabalha?

São vários os motivos pelos quais escolher. Ter um ou dois definidos pode ajudar bastante para saber se está ou não na hora de se tornar mesmo especialista em determinado assunto.

Leia também: Como usar seu perfil no LinkedIn para conseguir emprego

Para qual área devo ir?

O campo da sua pós-graduação vai depender muito dos seus objetivos. Se você atua em sua área de formação, pode escolher um curso que vai lhe fazer crescer na empresa que trabalha ou conseguir um cargo melhor em outra instituição.

Se não é este o caso, pode avaliar um curso que se encaixe melhor no seu trabalho e seja condizente com sua graduação.

Porém, há quem queira fazer uma pós-graduação por prazer, para seguir um propósito que vai além da vida profissional atual ou mesmo que a envolva, depende muito se a você está no ramo que gosta ou não.

Qual a melhor instituição?

Este é um ponto crucial. Uma boa instituição de ensino garante a você uma formação de qualidade. Muitas vezes, serve até de referência no currículo – somada à sua competência real, é claro. E aqui você vai escolher se pretende cursar sua pós-graduação na sua cidade ou fora dela.

Para tal, é necessário mais planejamento ainda: você precisa pensar em como se deslocar para fora da sua cidade, estado ou país, caso queira fazer um curso presencial, ou se planejar para um curso à distância. Então, os critérios devem vir em maior número caso escolha esta modalidade.

Quanto posso investir?

A última resposta é essencial. O preço a se pagar pelo aprendizado é, sim, um fator predominante para a tomada de decisões envolvendo uma pós-graduação. Mas quando se fala de investimento, custo financeiro não é o único ponto a ser analisado.

Pense no tempo que você pode usar – sim, “usar”, e não “perder” – com um curso que vai lhe tornar especialista em determinada área.

Ele também é um fator de decisão determinante, pois é quem rege completamente seu planejamento. Investir em uma pós-graduação é investir em um tempo para fazer mais pela sua carreira e, consequentemente, pela sua vida pessoal.

Depois de responder essas perguntas, que tal conhecer algumas possibilidades de cursos que melhorem suas chances no mercado de trabalho?

A Faculdade CDL oferece treze cursos de MBA (Master Business Administration):

Gestão Logística e Canais de Distribuição

Direito Empresarial e Mediação de Conflitos

Psicologia Positiva

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão de Projetos e Processos

ICMS

Marketing de Varejo

Varejo Integrado, Omnichannel e Inovação

Gestão Estratégica de Supermercados

Estratégias de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios

Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance

Hospitalidade, Turismo e Inovação

Gestão Comercial e Inteligência de Mercado.

Se algum desses assuntos lhe interessou, acesse faculdadecdl.edu.br para saber mais sobre cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *