Para vender mais no Dia dos Pais, é importante criar estratégias de marketing e promoções que atraiam os consumidores e ressaltem os benefícios de seus produtos ou serviços, como presentes ideais para essa data especial.
Comemorado no segundo domingo de agosto, neste ano, o Dia dos Pais deve levar 110 milhões de consumidores ao comércio em 2023. É o que diz a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
E os lojistas que querem ter sucesso nas vendas do período precisam traçar estratégias inteligentes para atrair e encantar seus clientes.
Assim como no ano passado, o destaque de vendas deve ser o vestuário.
Por isso, vamos dar algumas dicas estratégicas para que você se antecipe, atraia mais clientes, ofereça um ótimo atendimento e impulsione suas vendas nessa data.
Olhe para a sua curva ABC de vendas.
Em datas comemorativas, é importante olhar para o seu indicador: quanto você pode esperar de vendas para esse mês, para que você possa preparar o seu estoque.
Quando você for planejar o seu mês, veja o seu indicador de vendas: quais são os produtos que você mais vende naquela época, sejam bermudas, sejam chinelos, sejam acessórios.
O varejo precisa ser muito ágil.
Então, conheça o que o mês de agosto representa no seu faturamento e prepare o seu estoque para a data, fazendo uma boa gestão de compras, suprimentos etc.
Facilite nas formas de pagamento.
Qual o usuário que nunca pensou: ‘’Se a parcela couber no bolso, eu levo’’?
Pensando nisso, entenda qual é a parcela mínima que você precisa ter na sua loja. Isso impacta no seu fluxo de caixa.
Estabeleça uma política de parcela mínima. Isso força o consumidor a comprar naquele número de parcelas específico.
Outra estratégia é você olhar para o seu concorrente, do mesmo segmento, e ver o que ele está praticando em termos de pagamentos, para que você não fique muito longe disso.
Certifique-se de que você esteja preparado para receber os meios de pagamentos eletrônicos mais usuais.
Ex.: ter mais de uma maquininha na sua loja; aceitar PIX; trabalhar com mais bandeiras de cartões etc.
Use o marketing a favor da sua loja.
O varejo vive de fluxo, ou seja, quanto mais pessoas na rua, maior é a probabilidade de elas entrarem na sua loja.
Primeiramente, você precisa ver o que está fazendo de diferente para que aquele consumidor entre na sua loja.
Convide seus clientes a se anteciparem. Crie uma política de compra antecipada, oriente sobre a troca de produto a tempo, evitando lotações e dores de cabeça.
Segundo, conheça o seu cliente e faça uma boa gestão de dados. Use a personalização a seu favor.
Caso sua loja armazene cadastros, é hora de usá-los.
Entre em contato com o seu cliente que está no banco de dados, ofereça condições, facilidades e sugestões especiais para o Dia dos Pais.
Sugira presentes para os clientes que compram de última hora.
Quem nunca deixou para comprar na última hora, não é mesmo?
15 milhões de consumidores vão às compras na semana do Dia dos Pais.
Então, essas pessoas querem presentear já dando a opção de troca.
Prepare-se para isso. Sugira kits e combos para que o cliente não tenha trabalho na hora de escolher.
Quanto mais opções se tem, mais dúvida é gerada. Não dê a opção da dúvida, seja assertivo e resolva o problema do cliente com agilidade, gerando uma boa experiência para aquela pessoa.
Lembre-se de que o tempo é essencial no Dia dos Pais.
Então, é fundamental começar suas campanhas de marketing com antecedência para maximizar o alcance e a conversão de vendas.
Além disso, conhecer bem seu público-alvo e entender suas necessidades e preferências permitirá que você ofereça presentes que realmente façam a diferença para os compradores em potencial.
Boas vendas.
Fontes:CNDL
Confira também:
• Seja um Associado CDL de Fortaleza
• Instagram
• Facebook
• LinkedIn