Monitorar carteiras de clientes é um importante passo para expandir os negócios
Manter-se atento ao comportamento de crédito de seus clientes é uma prática essencial no processo de gestão de um negócio. O gerenciamento dessas informações possibilita que a empresa conheça o perfil de sua carteira de clientes de maneira detalhada, podendo se prevenir de riscos e ajustar as políticas de concessão de crédito.
Pensando neste cenário, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a CDL de Fortaleza disponibilizam ao mercado a solução SPC Monitora 2.0, uma atualização e modernização no serviço de monitoramento de carteiras de clientes, que pode ser utilizado tanto para monitoramento de pessoa física como jurídica.
Um dos principais desafios para quem está à frente de um negócio é estabelecer práticas simples de monitoramento de dados, trazendo resultados significativos.
Para a gerente de Negócios e Relacionamento da CDL de Fortaleza, Ana Isabel Martins, é importante que o empresário modernize suas práticas de gestão, uma vez que a informação correta no momento oportuno faz toda a diferença em qualquer uma das etapas do ciclo de negócios.
“Fazer o acompanhamento permanente da carteira de clientes, fornecedores e prospects faz com que os empresários avaliem o potencial ainda não explorado visando um aumento continuo e preventivo”, explica a gerente.
“Além do monitoramento diário de inclusões e exclusões de registros no SPC Brasil e as consultas realizadas por empresas ao CPF ou CNPJ, o SPC Monitora 2.0 conta ainda com opções em que os empresários poderão selecionar uma periodicidade específica para o monitoramento da sua carteira de clientes, seja ela mensal, quinzenal, semanal ou diária”, afirma. “Com a tomada de decisões otimizada, a incerteza e a inadimplência são reduzidas”, completa Isabel.
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Os benefícios da avaliação da carteira de clientes
Uma avaliação de carteira eficiente possibilita segmentar seus clientes de uma forma assertiva, já que cada cliente tem um valor distinto para a empresa podendo estar em um momento favorável ou não para a expansão da relação comercial.
“O acompanhamento efetivo otimiza tempo e recursos financeiros nas ações de prospecção e no direcionamento de campanhas de vendas, uma vez que identificado os clientes de maior e menor valor, as ações terão focos direcionados”, alerta Isabel.
Além de também viabilizar a geração de novas receitas, a gestão da carteira tem como benefício direto a recuperação de crédito e a prevenção a riscos.
“É fundamental que a empresa tenha pleno conhecimento do perfil de risco de suas carteiras de clientes. Além disso, o acompanhamento dos clientes que estão melhorando suas condições de compra representa uma nova oportunidade para a oferta de produtos”, explica a gerente.
Já o monitoramento das informações cadastrais (endereço e telefone) registradas no banco de dados, por exemplo, também é uma boa ferramenta para os comerciantes, principalmente os que vendem a prazo, já que essas informações podem se alterar com o tempo.