Como reduzir a inadimplência na sua empresa

Atualizado em 05/06/2018 às 17:22

Se você costuma vender a prazo, é imprescindível que avalie a capacidade de pagamento do seu cliente. É a chamada análise de crédito.

Se bem estruturada, e alinhada com a estratégia de vendas, a análise de crédito evita aquela surpresa na hora de você receber os pagamentos.

Existem dois tipos de análise de crédito: uma voltada para o consumidor e outra para a empresa. Em ambos, são considerados os seguintes pontos:

>> Confirmação dos dados cadastrais fornecidos pelo cliente. RG, CPF, telefone, comprovante de endereço, no caso de consumidores. Cartão do CNPJ e dados do documento de constituição ou contrato social, no caso de empresas;

>> Consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Verificar apontamentos que indicam a existência de dívidas assumidas anteriormente e não pagas;

> Avaliação da capacidade de pagamento. Identifica quanto do rendimento/faturamento do cliente está disponível para assumir dívidas e ainda não está comprometido com outros compromissos. O crédito a ser concedido não deve representar uma parcela significativa dessa capacidade, sob o risco de ele não conseguir cumprir todas as obrigações assumidas.

Veja também: Como vender com mais segurança

Não podemos esquecer que a venda com cheques pré-datados também é uma forma de conceder crédito. Portanto, além de consultar o primeiro cheque para verificar insuficiência de fundos ou alguma contraordem ao pagamento naquele momento, é necessário tomar os mesmos cuidados na análise dos cheques futuros.

A profundidade da análise está diretamente relacionada com o valor do crédito a ser concedido. Créditos de baixo valor podem ser analisados com maior rapidez e menor suficiência de informações.

Já para créditos de alto valor se recomendam análises mais criteriosas, devido ao impacto que o não recebimento da dívida pode causar no fluxo de caixa da empresa.

Os créditos de maior valor podem demandar o fornecimento de mais informações e também de garantias por parte do interessado, justamente para reduzir esses impactos caso haja inadimplência.

Quando se trata de análise de crédito de uma pequena ou média empresa, também é imprescindível analisar os sócios dos empreendimentos.

Eventuais problemas financeiros dos sócios podem influenciar negativamente o pagamento das dívidas assumidas pelas empresas.

Caso o crédito seja concedido de forma repetida ao mesmo cliente, ou seja, caso seja uma venda frequente, é importante sempre analisar o cliente a cada operação efetuada. A situação financeira do consumidor pode se alterar ao longo do tempo.

Invista em uma análise de crédito mais cuidadosa para que sua empresa realize negócios mais seguros e rentáveis.

CLIQUE AQUI e veja algumas soluções que vão te ajudar a fazer uma análise de crédito rápida, eficiente e segura!