Como gerenciar sua carteira de clientes com eficiência

Atualizado em 05/06/2018 às 17:20

Você já parou para pensar qual é o maior ativo de sua empresa? Se você pensou nos seus clientes, acertou! Sem eles seu negócio não sobreviveria por muito tempo. Por isso, fazer a gestão da carteira de clientes é muito importante.

Afinal, não adianta nada ter uma carteira gordinha se não souber aproveitar o potencial particular de cada um dos clientes para aumentar suas vendas.

Mas o que é uma carteira de clientes?

Nada mais é do que uma lista de clientes assíduos da empresa. Para eles, são ofertados produtos/serviços de forma periódica.

Quando tal produto/serviço é comprado, um relacionamento comercial duradouro passa a existir entre empresa/cliente.

Portanto, fazer uma boa gestão da sua carteira é necessário para que possa definir estratégias assertivas e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Veja também: Transforme sua carteira de clientes em uma máquina de vendas

Leia a seguir, cinco dicas de como realizar uma boa gestão da carteira de clientes!

1. Selecione os melhores clientes

Toda empresa possui aqueles clientes que são mais lucrativos. Portanto, dê atenção a este perfil de consumidor e descarte os que não proporcionam rentabilidade a empresa.

2. Observe o cliente inativo

Uma boa gestão da carteira de clientes não significa apenas focar no novo consumidor ou naquele que está constantemente comprando. É importante também monitorar e desenvolver estratégias para recuperar o cliente que a algum tempo não compra na sua empresa.

3. Acompanhe a carteira de clientes

É um erro deixar a gestão da carteira de clientes apenas nas mãos dos vendedores. É papel do gestor acompanhar de forma regular a movimentação dos seus clientes, as oscilações nas vendas, em que período o cliente compra mais ou menos e incentivar os profissionais de vendas.

4. Foque na qualidade e não na quantidade das vendas

Muitas vezes, focar na quantidade de vendas e não na qualidade resulta em baixo faturamento. O vendedor deve se aprofundar ao realizar uma venda e, assim, explorar as possibilidades que cada cliente oferece.

5. Faça o cliente que já está comprando, comprar mais

Ofereça ao cliente que já compra de você oportunidades, produtos/serviços exclusivos, descontos e ofertas. Isso garante fidelização e aumento na lucratividade do negócio.

As vantagens de se fazer uma boa gestão da carteira de clientes!

> Aprimoramento e controle do relacionamento empresa/cliente.

> Maior interação com o cliente.

> Melhoria no atendimento de vendas.

> Venda customizada, de acordo com a necessidade do público-alvo.

> Minimização de produtos no estoque.

> Campanhas de marketing melhor direcionadas.

> Aumento nas vendas.

> Clientes mais satisfeitos.

Viu como é importante fazer uma gestão eficiente da sua carteira de clientes! Se você ainda não faz esse gerenciamento na sua empresa, ou já faz, mas acha que poderia ser melhor, não se preocupe.

CLIQUE AQUI e conheça algumas soluções que vão te ajudar a gerir sua carteira de clientes!