José Alves de Oliveira, o Zenir, recebe homenagem do comércio

No próximo dia 19 de julho, o proprietário da Zenir Móveis e Eletros, José Alves de Oliveira, receberá a principal comenda do comércio cearense: o Troféu Clóvis Rolim. A solenidade será realizada no Theatro José de Alencar para convidados. Conheça a história de vida deste grande empreendedor!

José Alves de Oliveira, o Zenir, homem trabalhador e de origem simples, é natural de Jucás. Zenir é um apelido que foi dado por sua mãe. Filho de um casal de agricultores, desde cedo trabalhou na lavoura, e aos 14 anos de idade foi para Iguatu, com o objetivo de estudar e trabalhar na loja do seu tio.

Estudou até a oitava série do ensino fundamental e na loja do tio cresceu profissionalmente até chegar à gerência. Todo esse esforço e determinação foram valorizados pelos fornecedores que, através do fornecimento de seus produtos, viabilizaram a abertura da sua primeira loja.

Casou-se com a Sra. Maria Solineide, com quem teve quatro filhos, os quais o ajudam nos negócios da família.

A Zenir Móveis e Eletros, empresa fundada há 26 anos em Iguatu, tem 50 lojas no Ceará. Na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza são 14 lojas.

Possui dois centros de distribuição, um em Iguatu e outro em Fortaleza, uma frota própria de caminhões e gera mais de dois mil empregos diretos. Até 2020 promete abrir mais lojas e chegar a um total de 60.

A decisão de abrir o próprio negócio

Depois de anos trabalhando na loja do tio, já como gerente, Zenir achou que era o momento de buscar novas oportunidades de crescimento. Decidiu abrir seu próprio negócio: uma revendedora de colchões Ortobom.

Determinado, e focado nos seus objetivos, Zenir seguiu em frente e no dia 09 de maio de 1992 abriu a sua empresa: Zenir Móveis.

A abertura da sua segunda loja aconteceu também em Iguatu, no ano de 1994, já com o nome de Zenir Móveis e Eletros.

O estabelecimento tinha 400m² e ficava localizado no centro de Iguatu. O número de colaboradores subiu de três para 20.

Continuou crescendo e hoje conta com 50 lojas e está presente em quase 40 municípios do estado do Ceará, se tornando uma das maiores empresas de varejo cearense e uma das 10 maiores arrecadadores de ICMS do varejo do estado.

Zenir atribui suas conquistas às bênçãos de Deus, ao trabalho e dedicação de cada colaborador e aos clientes. Uma estratégia fundamental para o crescimento e expansão da empresa foi abrir filiais em cidades próximas as que já possuíam lojas.

Homenagem do comércio cearense

Neste ano, o empreendedor foi o escolhido para receber uma das mais importantes comendas do comércio cearense: o Troféu Clóvis Rolim.

Para Freitas Cordeiro, presidente da Federação das CDLs do Ceará, “é uma grande honra homenagear uma figura tão ilustre do empresariado cearense, com uma história de vencedor das adversidades, que gera emprego e renda à população do nosso estado”, afirma.

Ao receber a notícia de que iria ser homenageado com o Troféu Clóvis Rolim, Zenir comentou:

“Fiquei muito feliz e honrado por ter sido indicado a um prêmio de grande relevância para o empresariado cearense. É um prêmio que nos enche de orgulho e ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade de continuar investindo e contribuindo cada vez mais com o crescimento e desenvolvimento da nossa empresa e do nosso estado. Eu e minha família só temos a agradecer essa conquista, pois é o reconhecimento de muito trabalho.”

Conheça a história do Troféu Clóvis Rolim

O Troféu leva o nome do grande líder lojista, que muito fez pelas CDLs e pelo desenvolvimento do comércio no Ceará, e homenageia personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento da causa lojista e social do Estado e do País.

Nos últimos seis anos, a comenda foi entregue a presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar (2012); ao senador Eunício Oliveira (2013); ao presidente da Federação das CDLs do Ceará, Freitas Cordeiro (2014); ao Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, o cearense Jesualdo Pereira Farias (2015); ao presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça (2016); e ao superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana (2017).

Criado em 1985, o senador Virgílio Távora foi o primeiro homenageado com a comenda.