Dia das Mães dá novo ânimo ao comércio

Incremento nas vendas em lojas de rua e shoppings indicam melhora na confiança do consumidor e cenário mais propício para a retomada da economia

Segunda data comemorativa mais importante para o comércio, o Dia das Mães injetou novo ânimo no varejo de Fortaleza. No Centro, a data veio como “um refresco” para os empresários, obrigados a baixar as portas por mais vezes do que gostariam em abril – mês prejudicado por três feriadões, greve geral e ataques criminosos.

Assis Cavalcante, presidente da Ação Novo Centro e diretor da CDL de Fortaleza, estima que as vendas no comércio da região tenham crescido entre 2% e 4% com relação ao Dia das Mães do ano passado. Ele diz que já contabiliza crescimento entre 1,5% e 1,9% apenas nos dois dias que antecederam a efeméride.

Pesquisa divulgada no início do mês pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), estimava movimentação de R$ 245 milhões no período. Diretora institucional da Fecomércio, Cláudia Brilhante diz que o incremento nas vendas tende a se confirmar. Ou até ultrapassar o montante esperado. “Todos os lojistas relataram aumento nas vendas. Já tivemos um suave incremento (de vendas) na Páscoa e nesse Dia das Mães sentimos que foi ainda mais acentuado”. Para Cláudia, o bom resultado indica um cenário mais propício para a retomada de crescimento da economia.

O presidente da Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, diz que este Dia das Mães foi “bem melhor que o do ano passado”. Mesmo sem apresentar números, adianta que o momento é significativo para trazer ânimo. “A gente precisa disso: que o empresário acredite e o consumidor se motive. Se o comércio vai bem, em cadeia, todo mundo vai bem”, analisa.

1,6% foi o crescimento das vendas no País neste Dia das Mães na comparação com 2016

Shoppings

O shopping Iguatemi registrou incremento de 8% nas vendas deste ano, em relação a 2016. Nos dias que antecederam o domingo das mães, cerca de 300 mil pessoas visitaram o shopping.

O fluxo de pessoas nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy também foi significativo, 50% maior se comparado a outros finais de semana comuns. O que sugere bons resultados de vendas, mesmo que os dois shoppings não tenham ainda um levantamento pronto.

Os shoppings da rede Ancar Ivanhoe no Ceará – North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping – obtiveram, juntos, um crescimento médio de 15% em vendas, ante o período promocional (28 de abril a 14 de maio) de 2016. O fluxo nos shoppings também cresceu 8%.

Fonte: O POVO