A importância do planejamento na gestão comercial no varejo

O planejamento da gestão comercial é fundamental para garantir a saúde econômica e financeira de um negócio.

É muito importante conhecer todas as necessidades da empresa e suprir as demandas de venda, evitando a quebra ou o excesso de estoque.

Com um bom planejamento é possível prever as entradas e as saídas de mercadorias e evitar que períodos menos aquecidos afetem negativamente o negócio.

O planejamento varejista não pode ficar apenas na mente dos gestores, deve ser comunicado a todos os colaboradores, de forma clara e efetiva.

Dessa forma, é possível garantir que todos estejam alinhados com os interesses da empresa.

Dicas de planejamento para implementar na sua empresa:

1. Tenha um controle do histórico de vendas
  2. Defina uma frequência de compras
  3. Faça um levantamento constante de demandas
  4. Analise o estoque com frequência
  5. Determine o orçamento do setor

Organizar a gestão de estoque da sua empresa ajuda a aumentar a produtividade e ter um controle muito mais eficiente.

Um bom planejamento colabora com as demandas da empresa.

Também é possível evitar que produtos fiquem obsoletos ou que mercadorias percam prazos de validade.

Com um bom plano em mãos, erros de percurso serão corrigidos mais rapidamente.

Para que isso aconteça, ter uma operação comercial seguindo as regras e funcionando corretamente irá gerar resultados para sua empresa e satisfação para seus clientes.

De nada vale ter o melhor o produto ou serviço se o seu cliente não puder ou não quiser comprá-lo.

Confira também:

·       Seja um Associado CDL de Fortaleza