Saiba como incluir um consumidor inadimplente no SPC Brasil
Antes de explicar como negativar um cliente inadimplente no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), é importante informar que o consumidor será notificado sobre a inclusão do seu nome.
Ele receberá uma carta informando sobre o débito e terá um prazo para procurar a empresa e regularizar a situação. Caso não haja negociação no prazo, o cliente pode ser registrado no SPC. O registro é de responsabilidade da empresa e, por isso, é importante ler as orientações a seguir.
Os cinco passos para negativar um cliente no SPC
1- Mantenha o cadastro completo do cliente na loja.
Cabe a empresa que negativa informar todos os dados do devedor e da dívida, tais como valor original, data de vencimento, data da compra, nome completo, CPF, endereço e etc.
Por isso, procure obter e confirmar todas as informações necessárias na hora da compra para não ter surpresas mais tarde. Se houver alguma divergência nestes dados – se o nome não bater com o CPF, por exemplo – o sistema irá recusar a negativação.
2- Tenha um documento que comprove a compra.
Muitas lojas que trabalham com crediário usam notas promissórias ou os tradicionais carnês. Para reduzir as chances de ser acionado na justiça por alguém contestando uma cobrança indevida, o lojista deve solicitar ao cliente que apresente um documento com foto para conferência da assinatura no momento da compra.
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3- Verifique o tempo de atraso da prestação.
Só pode ser registrado no SPC débitos cujo vencimento seja inferior a cinco anos. Nesse período, você pode ligar para o devedor, informá-lo sobre o débito e tentar renegociar a dívida.
4- Acesse o sistema do SPC para fazer a negativação.
Para utilizar os serviços do SPC Brasil você deve ser associado à Câmara de Dirigentes Lojistas da sua cidade. Clique aqui para se associar à CDL de Fortaleza. A negativação pode ser feita pela internet com os dados de acesso que são disponibilizados no ato da associação.
5- Retire o registro assim que o consumidor quitar a dívida.
O registro deverá ser excluído do SPC assim que houver negociação ou quitação do debito. O prazo máximo para regularização é de cinco dias úteis. Se a empresa demorar mais do que cinco dias para fazer isso, pode estar sujeita a uma ação por danos morais.