Como limpar seu nome no SPC: passo a passo

Veja como limpar seu nome no SPC em nosso passo a passo.

Nesse texto, você terá tudo o que precisa saber para limpar seu nome e se livrar dessa dor de cabeça com tranquilidade. Um passo a passo simples para você organizar sua vida financeira e limpar seu nome. Então, leia o post até o final.

Confira os passos para limpar seu nome:

1. Consulte seu CPF

Em primeiro lugar, você precisa saber se tem alguma dívida em seu nome, e, se tiver, qual o valor dela. Por isso, é de extrema importância sempre checar a situação do seu CPF indo até a sede da CDL de Fortaleza, na Rua Vinte e Cinco de Março, 882 – Centro, Fortaleza,  de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com documento de identificação com foto. Se preferir, acesse o Portal do Consumidor do SPC. Você ainda tem a opção de verificar através do aplicativo SPC Consumidor.

Você também pode emitir a Declaração de Nada Consta, de forma paga, na própria sede da CDL de Fortaleza.

1. Procure o credor

Procure a empresa credora para negociar seu débito, oferecendo pagar a dívida em parcelas. Mas se organize para saber se você vai ter condições de pagar a dívida renegociada. Ao deixar de pagar a nova dívida, seu nome ficará sujo novamente.

Após o pagamento, a empresa vai dar baixa na sua dívida e o seu nome vai voltar a ficar limpo.

O prazo que as empresas têm para retirar a dívida do seu CPF e deixar o seu nome limpo é de cinco dias úteis após o pagamento. Além disso, a empresa também precisa entregar um recibo de que o valor foi quitado.

Como me organizar financeiramente?

Se você vai começar a pagar suas dívidas, você precisa se controlar para não fazer outras. Independentemente dos seus objetivos, é o planejamento financeiro que permitirá que eles sejam realizados. Isso envolve definir os seus ganhos e despesas mensais, além de planejar como seu dinheiro será gasto.

Outro ponto importante para a organização financeira é manter o controle dos gastos e da renda. Ou seja, a prática não se limita ao momento do planejamento; é preciso aplicar em sua rotina. Para isso, você deve registrar todas as receitas e despesas com atenção e de forma frequente.

Fazer compras por impulso é um hábito que pode minar o seu orçamento financeiro pessoal. Por isso, evitar o consumismo deve ser um exercício diário para prevenir gastos desnecessários. Nesse caso, existem algumas técnicas que podem ajudar.

Motivos para limpar seu nome

Bom, se você chegou até aqui e está se perguntando “por que preciso limpar meu nome? ”, destacamos três motivos:

• O primeiro deles é evitar estresse. Sim, as dívidas causam diversas preocupações para os devedores, e principalmente geram estresse que afeta sua vida financeira e social. Limpar seu nome é também cuidar da sua saúde física e mental.

• Um bom pagador constrói um status de consumidor positivo, permitindo, assim, acesso a produtos financeiros variados e com taxas de juros mais baixas, visto que essas são proporcionais ao risco do credor.

• Produtividade no trabalho. Estar em dia com as contas faz grande diferença em outras áreas da sua vida, como o trabalho. Além de maior confiança em uma entrevista de emprego, você pode se concentrar melhor nas tarefas profissionais se não tiver que se preocupar com dívidas.

Se você não tem mais dúvidas e quer começar o processo de limpar seu nome agora, siga nossas dicas, consulte seu CPF gratuitamente na sede da CDL de Fortaleza e comece a limpar seu nome no SPC.
Caso reste alguma dúvida, entre em contato com a CDL de Fortaleza pelo número (85) 3433-2505.

Confira também:

· Seja um Associado CDL de Fortaleza