O atendimento ao consumidor está passando por uma revolução.
Com tanta inovação tecnológica e mudanças no comportamento dos clientes, as empresas precisam se adaptar cada vez mais rápido.
A última NRF (National Retail Federation) revelou insights valiosos sobre o futuro do atendimento.
Neste artigo, vamos explorar essas tendências, destacando como elas impactarão o varejo brasileiro.
Conteúdo:
- Atendimento hiperpersonalizado
- Integração de IA generativa
- Foco em experiências omnichannel
- Consumo responsável e atendimento transparente
- Acesse

Atendimento hiperpersonalizado
Imagine entrar em uma loja ou acessar um site e ser recebido com sugestões que parecem ler sua mente.
Isso não é ficção. Em 2025, a personalização será o padrão.
Análises de comportamento do consumidor e algoritmos avançados vão ajudar marcas a oferecer soluções sob medida para cada cliente.
Um dos principais benefícios desse tipo de atendimento é o aumento da satisfação, já que os clientes se sentem valorizados: “Uau! Essa marca realmente me conhece!”.
Outra vantagem é observar uma maior fidelização, com os clientes satisfeitos em receber sugestões de produtos e serviços relevantes para eles.
Integração de IA generativa
A IA generativa, como o ChatGPT, está transformando o atendimento.
Se você ainda não usa esse tipo de ferramenta, a CDL de Fortaleza oferece benefícios relacionados a vendas, que podem ser aliados ao seu negócio.
Essas ferramentas podem responder a perguntas complexas, criar recomendações personalizadas e resolver problemas em segundos.
Ou seja, o cliente receberá, por exemplo, respostas imediatas e e-mails mais rápidos e personalizados.
Leia também:
>> 5 benefícios do atendimento automatizado no varejo
>> 5 dicas para aprimorar um atendimento
>> Novos consumidores e mudanças no varejo
Foco em experiências omnichannel
Os clientes querem interagir com as marcas em diferentes canais — e de forma integrada.
Isso inclui lojas físicas, e-commerce, redes sociais e aplicativos.
O que isso significa?
Uma experiência mais uniforme, ou seja, independentemente do canal, a qualidade é consistente.
Além de garantir uma maior conveniência. Compra on-line com retirada na loja? Sim, por favor!
Ou conhecer o produto na loja e comprar on-line? Sim, também!
Então, se você ainda não tem sua loja virtual, conheça o LojasAki.
Consumo responsável e atendimento transparente
“Os consumidores estão mais conscientes e exigentes”. Com certeza você já leu isso por aí. E é a mais pura verdade.
Eles querem saber de onde vem o produto e como ele foi feito.
Então, como atender a essa demanda?
Com transparência, mostrando os processos e as etapas da sua empresa.
E também adotando práticas mais éticas e sustentáveis.
O futuro do atendimento ao consumidor é brilhante e também desafiador.
Empresas que se adaptarem às novas tendências, investirem em tecnologia e priorizarem a experiência do cliente estarão à frente no mercado.
O E-commerce Brasil fez um guia com os insights da NRF para enfrentar os desafios do varejo.
Caso você ainda não tenha acompanhado as novidades da NRF, comece por esse artigo do Mercado & Consumo.
E, se você for de Fortaleza, pode conferir esses e outros assuntos no Cenários do Varejo 2025.