Quando falamos em vendas, automaticamente o marketing se põe presente e é uma das partes mais importantes no desenvolvimento de um produto e no impacto positivo de uma empresa.
Todas as empresas, seja qual tamanho for, precisam do marketing para divulgar seus produtos e serviços. Ainda que, muitas vezes, isso aconteça de forma acidental, a divulgação é primordial.
A premissa é simples: divulgar os seus produtos para potenciais clientes. A questão aqui é o como fazer isso.
Por isso, separamos algumas estratégias de marketing simples que você pode aplicar na sua empresa ainda hoje.
Entenda o seu público
Nem sempre o que se acha é o que se comprova. Por quê?
Porque muitas vezes o empresário tem uma visão errônea de quem é seu cliente usual. Aquele que, em sua maioria, compra os seus produtos ou serviços.
Entender quem realmente é o seu público, é o coração de qualquer estratégia de marketing. Não dá para divulgar produtos para mulheres quando seu público é predominantemente masculino.
Sabendo disso, converse com seus vendedores, realize pesquisas com seus clientes para entender qual a cara do seu consumidor.
A partir disso, qualquer estratégia de marketing que for feita, será melhor direcionada sabendo exatamente com quem está falando.
5 estratégias de marketing para aplicar ainda este ano (e um bônus no final)
Entender o seu público é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing. Tendo isso documentado, 50% de qualquer ação de divulgação já está feito.
Então, aprenda quais são as estratégias de marketing que você pode aplicar na sua empresa ainda este ano.
1 – Redes sociais
Hoje em dia é praticamente impossível uma empresa não estar presente nas redes sociais. Quase todo negócio possui uma conta no Instagram ou Facebook.
Essa é uma das estratégias de marketing bastante utilizadas de uns 5 anos pra cá. Fácil de criar e manter, ajuda o fato de ser uma vitrine quase exclusivamente de graça.
As redes sociais são plataformas de relacionamento que ganharam força nos últimos anos e aproximaram marcas de seus clientes, deixando toda a comunicação de uma empresa mais humanizada e próxima das pessoas.
A questão é minha empresa tem estratégia nas redes sociais ou apenas tem uma conta nas plataformas?
Isso é bem comum. Algumas pessoas acreditam que gerir uma página da própria empresa é tão fácil quanto ter um perfil pessoal.
Esse pensamento leva muitas empresas a cometerem falhas absurdas que comprometem a imagem do negócio e pode acabar afetando as vendas.
Para uma estratégia nas redes sociais, é importante ter planejamento, linguagem clara e alinhada com o seu público, consistência e acompanhamento de métricas.
Esses números vão te ajudar a entender detalhes como:
- Qual tipo de conteúdo agrada seu público;
- Qual dia e horário seu público é mais impactado por suas postagens;
- A resposta do seu público em relação a seu conteúdo;
- Quantas vendas foram originadas e de quais postagens (para quem trabalha com m-commerce).
Acompanhar esses números é importante para saber o que deu certo e o que não deu tão certo assim. Dessa forma, no próximo planejamento, é só aplicar as práticas que mais obtiveram sucesso.
2 – Blog
Quem disse que os blogs morreram precisa prestar muita atenção!
Segundo dados da Website Hosting Rating, foram produzidos 4 milhões de posts blogs por dia no ano de 2019 e é ainda é a estratégia de marketing digital número um para empresas (principalmente no mercado B2B).
78% dos compradores B2B leram ou passaram por algum post blog sobre estudo de caso antes de fechar negócio.
Esses são alguns dos dados que provam o poder do blog como estratégia de marketing.
Fazendo parte do marketing de conteúdo, os blogs exercem um papel importante na entrega de conteúdo relevante para o seu consumidor conhecer a sua marca, sem apenas apelar para preços e promoções.
Uma das maiores vantagens de se ter um blog é o alto poder de conversão de leads e, se trabalhado corretamente, responder a perguntas do seu público que façam com que ele conheça o seu produto e sua marca.
Ao utilizar essa estratégia, é preciso primeiro um planejamento do que fazer.
Pense em como seu público encontraria seu produto. Exemplo: Se você tem uma empresa de decoração de festas infantis, a pessoa pode procurar na internet “como fazer uma festa infantil barata” e encontrar o blog da sua empresa.
Os blogs têm um papel muito parecido com o das redes sociais e um apelo enorme na atração e principalmente na conversão de visitantes em clientes.
3 – E-mail marketing
Outra ferramenta que as “más línguas” costumam dizer que está morto é o e-mail marketing.
É fácil determinar a morte de algo quando o que acontece, geralmente, é uma estratégia malfeita e um resultado não satisfatório.
A questão é: estamos lendo e-mails todos os dias. Talvez seja mais difícil perceber essa rotina, mas o tempo todo estamos nas nossas caixas de e-mail.
Segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research, think tank americana que fornece estudos para start ups, 92% dos adultos on-line utilizam e-mail todos os dias.
O e-mail marketing tem função estratégica diferente das redes sociais e blogs. Ele consegue conversar com o seu público de forma mais personalizada e íntima.
A maior vantagem do e-mail marketing é a relação com seu cliente e entregar promoções personalizadas.
Claro, alguns cuidados devem ser tomados, como ter uma boa ferramenta de disparo, um calendário alinhado a promoções, ações em lojas e conteúdos de blogs e redes sociais.
4 – Marketing de fidelidade
As redes sociais ainda são terrenos férteis para o marketing, mas os comportamentos do consumidor que mudaram em relação a elas.
O tom que permeia as redes sociais hoje é a privacidade e proteção de dados.
Como isso influencia no marketing?
O impacto disso já é bem claro no Facebook, por exemplo. A plataforma vem focando em melhorar a experiência de seus usuários nos grupos.
Algumas marcas já perceberam essa tendência e começaram a aplicar em suas estratégias. Com isso, passaram a oferecer uma certa exclusividade a seus clientes com programas de fidelização que, entre outras coisas, oferecem conteúdos exclusivos através dos grupos fechados do Facebook.
O marketing de fidelidade pode e deve ir além do cartão “compre 5 e a próxima é de graça”, então, manter o seu cliente sempre interessado no que a sua marca pode oferecer para ele é uma boa forma de fidelizar um público.
5 – Marketing de influência
O segredo de conseguir uma alta taxa de conversão é vender o seu produto para quem já está predisposto a comprar, correto?
Mas, como conseguir isso?
O marketing de influência pode ajudar nesse caso. O consumidor confia mais em comprar um produto que foi indicado por alguém… um amigo, um parente e os influenciadores.
Hoje em dia, os influenciadores ocupam bastante esse papel de indicar produtos e serviços.
Só para se ter uma ideia, essa estratégia movimentou em torno de US$ 10 bilhões, segundo a plataforma de análise de redes sociais, Dovetale.
Segundo a mesma pesquisa, os microinfluenciadores, os que tem em torno de 10 a 100 mil seguidores, são os mais próximos do público e são os que melhor se relacionam com as marcas e os produtos.
Bônus: Uso inteligente de dados
Todos os dias, a cada minuto, são produzidos números absurdos de dados por todos os lados. Redes sociais, números de pesquisa, taxa de compras, vendas etc.
São tantos dados disponíveis hoje para todo o tipo de produto, serviço e negócios. A questão é o que fazer com tantos dados?
Para quem trabalha no comércio, a CDL de Fortaleza dispõe de acesso aos dados do SPC Brasil com soluções que podem ajudar em qualquer momento do negócio.
Você pode descobrir novos públicos, dados dos seus consumidores usuais, validar CPFs, e outras facilidades.
Dessa forma, você consegue conquistar novos clientes, proteger o seu negócio e ainda vender com segurança, sem correr riscos de fraudes e com alto índice de inadimplência.
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