Honório Pinheiro: “A hora da virada”

O fim de um ano sempre coincide com o encerramento de ciclos e o recomeço de outros. Desse período tão propício, de análises e reflexões, é que surgem novas energias para empreender e transformar.

Ao fazer uma retrospectiva de 2017, percebo o quanto o varejo mostrou sua capacidade de se reinventar e se fortalecer diante de um cenário econômico de retomada e de avanços significativos na legislação brasileira.

Acredito que não estamos em nenhum lugar à toa e se, de alguma forma, estamos à frente de um grande projeto para cumprir uma missão, é porque realmente deveríamos estar ali na linha de frente conduzindo tudo por um propósito maior.

Particularmente, cumpri uma importante missão durante os três anos em que presidi a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em uma gestão de sucesso e muitas conquistas. Com o apoio e trabalho de uma diretoria de excelência e colaboradores imbuídos da vontade de realizar, foi possível concluir essa missão com muito êxito.

Com as edificações de 2017, o Brasil também parte para um novo ciclo em 2018. Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 171/15, as micro e pequenas empresas do Simples Nacional começam o ano dentro das novas regras de parcelamento de dívidas. Isso significa geração de mais empregos para o País.

A queda da taxa básica Selic para 7,0% e o controle da inflação também permitiram aos consumidores um melhor poder de compras e ao varejo um crescimento de mais de 2% nas vendas.

A esperança também se faz presente quando é possível vislumbrar uma conjuntura melhor em 2018 com as possibilidades de renovação no campo político com o processo eleitoral.

Se o varejo foi o grande protagonista desse enredo que é o Brasil, seja também o protagonista da sua vida. O ano novo promete e o brasileiro, mais uma vez, mostrará sua capacidade de se reinventar frente aos cenários novos que se apresentam.

Desejo a todos um 2018 renovado. Que estejamos sempre atentos aos novos ciclos da vida que só são possíveis graças à nossa trajetória anterior. Que o novo ano traga as oportunidades e mudanças necessárias para o caminhar de todos os brasileiros!

Honório Pinheiro – presidente@cndl.org.br
Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), diretor-presidente do Pinheiro Supermercado e diretor-geral da Faculdade CDL.