Score+Positivo X score tradicional: você sabe a diferença?
Score + Positivo é uma nota que inclui dados do histórico de pagamentos dos consumidores.
As informações são utilizadas para subsidiar a análise de crédito e ofertar menos juros e condições facilitadas para quem tiver o histórico positivo.
Ele reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo.
Esses dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a sua vida financeira recente.
É por meio desse banco de dados que as empresas conseguem evitar fraudes e reduzir o nível da inadimplência.
Os consumidores também se beneficiam, já que conseguem controlar o próprio histórico financeiro e as concessões de crédito com taxas mais atrativas.
Quanto maior o score, ou seja, quanto mais próximo ele estiver de 1.000, menor o risco de inadimplência.
Com isso, conseguirá melhores condições de crédito com taxas mais atrativas.
Mas o que diferencia o Score + Positivo do Tradicional? Veremos a seguir.
Score Tradicional x Score + Positivo
Diferente do Score Tradicional, que considera apenas o histórico de inadimplência, o Score + Positivo combina as informações do histório de inadimplência mais as informações do Cadastro Positivo.
Desde 2019, quando entrou em operação o Cadastro Positivo, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), sistema utilizado pela CDL de Fortaleza, passou a ampliar o cálculo da média do score e passou a incluir em seu cálculo também os dados de pagamentos feitos dentro do prazo de vencimento.
A lógica, no entanto, permaneceu a mesma: quanto maior a nota de um consumidor, menor a chance de ele se tornar inadimplente.
Recentemente, com as mudanças do mercado e dos hábitos financeiros da população pós-pandemia, o Score + Positivo se adaptou à nova realidade de crédito das empresas e de seus clientes.
O novo modelo avalia cinco perfis de públicos diferentes, fugindo à regra dos modelos de Score Tradicional.
São cinco fórmulas para o cálculo da nota de score, que vai de 0 a 1000, aplicadas de acordo com o histórico de restrição do consumidor nos últimos cinco anos, levando em conta a presença ou a ausência de informações no Cadastro Positivo.
O Score + Positivo faz uma avaliação mais detalhada, aplicando um cálculo específico para cada perfil, e a nota é obtida com maior precisão.
Essa mudança melhorou sua performance, já que a nota ficou mais aproximada à realidade do cliente.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), houve um aumento de 39% das notas, com a mesma taxa de inadimplência.
Dessa forma, é possível que as empresas aprovem mais. crédito sem maiores riscos.
A Ascom CNDL sugeriu um exemplo prático em relação à aplicação do novo Score + Positivo.
Para conceder crédito, é necessário que uma empresa use como critério que o cliente tenha no mínimo uma nota 500.
No Score Tradicional, na nota 500, a taxa de aprovação da população seria de 78%.
Já no modelo novo, mais pessoas serão aprovadas, ou seja, 84% têm notas a partir de 500. Apesar do aumento na aprovação, o risco de inadimplência permanece o mesmo.
Com essas melhorias, o novo Score + Positivo ganhou 13% de mais precisão na análise de crédito e, com o enriquecimento constante do banco de dados do Cadastro Positivo, a tendência é que fique cada vez mais apurado e realista.
Lembramos que as consultas com o Score + Positivo são exclusivas do SPC Brasil, serviço oferecido pela CDL de Fortaleza.
Entre em contato agora mesmo com o seu Executivo de Contas: (85) 3464-5558.
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