Clicky

Setembro Amarelo: dicas simples para que a sua empresa faça a diferença

Estamos no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos.

O Brasil registra cerca de 12 mil suicídios por ano, e, entre as causas mais comuns, estão os transtornos mentais.

Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE aponta que, em 2019, 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais foram diagnosticadas com depressão, o que corresponde a 16,3 milhões de pessoas.

Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior índice de ansiedade do mundo, com quase 19 milhões de pessoas.

Saúde mental no trabalho e nas empresas

A campanha do Setembro Amarelo chegou no Brasil em 2015, por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Em vez de concentrar as atividades em um dia só, as instituições criaram o Setembro Amarelo; um mês totalmente dedicado à prevenção do suicídio.

Uma pesquisa da Capita aponta que 79% dos profissionais se estressaram no trabalho no último ano.

Considerando que muitos funcionários passam mais tempo no trabalho do que em casa, os problemas de saúde mental podem afetar o seu humor e a sua produtividade.

Por isso, além de ser um momento de conscientização sobre o tema, é uma ótima oportunidade para as empresas falarem e agirem pela saúde mental.

Pequenas ações podem fazer toda a diferença no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores.

Uma equipe com a saúde mental em dia desempenha seu trabalho com mais qualidade, engajamento e motivação, sendo também benéfico para a empresa.

Listamos algumas práticas que podem ser adotadas durante o Setembro Amarelo.

É importante que as ações levem em consideração as características da empresa, o perfil da equipe e os problemas observados.

Ações para o Setembro Amarelo

  • 15 minutos de alongamento antes do expediente:parece pouco, mas contribui para um dia mais leve e produtivo depois de liberar endorfina, uma das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.
  • Post-it com mensagens positivas:no post-it, costumamos anotar algo importante para não esquecer. Que tal compartilhar mensagens positivas?
  • Atividades em conjunto: promova dinâmicas, comemore datas e pequenas conquistas entre os funcionários para oferecer ações de integração.
  • Cultura organizacional humanizada: manter um ambiente humanizado, empático e acolhedorajuda a equilibrar as diferenças e fortalece a diversidade.
  • Palestras: convide especialistas para falar com os trabalhadores sobre a importância e a relevância do tema suicídio e como ele está muito próximo do dia a dia das empresas.
  • Apoio psicológico:transforme o cuidado com a saúde mental em um benefício, como um plano de saúde, que garante acesso a psicólogos e psiquiatras por um preço mais baixo, ou um projeto, como o Bem Viver, núcleo de apoio psicológico promovido pela CDL de Fortaleza.

 

O Setembro Amarelo é uma oportunidade para dar o primeiro passo em busca de garantir bem-estar aos seus trabalhadores.

É fundamental que as ações não parem apenas no mês de setembro, mas se desdobrem durante todo o ano.

Permita que os funcionários saibam a importância de cuidar da saúde mental; conscientizem-se sobre os cuidados e promovam mudanças positivas no ambiente de trabalho, elevando a qualidade de vida do lugar.

Saúde mental deve ser uma prioridade no ambiente de trabalho.

Se precisar de ajuda, ligue 188.

 

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *