Rating – você sabe o que é e para que serve?

Rating é um termo que muita gente lê e fica se perguntando o significado.

Mas, se você conhece, sabe o quanto ele pode ser estratégico na hora de investir para a sua empresa.

O rating é a nota que uma agência classificadora de risco atribui a um governo, empresa ou emissão.

As três agências classificadoras mais conhecidas no mercado, hoje, são Fitch RatingsMoody’s e S&P Global Ratings.

Essa nota é dada por elas em forma de letras, compondo uma escala que vai de “AAA” (mais alta) a “D” (mais baixa).

Dessa forma, ela mede a capacidade e a disposição da empresa de honrar com suas obrigações com os credores.

Ou seja, quanto maior o risco de não pagamento, menor o rating e vice-versa.

Há também ratings de projetos, bancos, seguradoras, fundos e créditos estruturados.

Ele é muito utilizado no mercado financeiro e, dentre tantas funcionalidades, pode ajudar:

• Nas tomadas de decisões de grandes empresas;
  • Na análise de crédito;
  • No financiamento;
  • Na escolha de fornecedores e compradores;
  • Na análise da concorrência.

O rating não é uma recomendação de compra ou venda; ele indica o quão arriscado é um investimento na visão de cada agência classificadora.

Ele é relevante para o mercado financeiro por ajudar os investidores a conhecerem as condições de risco envolvidas em um negócio antes de aportar seu dinheiro.

Ou seja, ele deve ser usado como mais um elemento para a tomada de decisão de investimento.

E, sabe o melhor? A CDL de Fortaleza também oferece rating para associados.

Como funciona o Credit Rating?

O Credit Rating, oferecido pela CDL de Fortaleza, é um produto pensado em parceria com o Serasa e o SPC Brasil.

Ele funciona como uma análise de classificação de risco da sua empresa.

O associado pode solicitar um relatório de classificação de risco, através do seu executivo de contas.

Com ele, a partir do balanço da sua empresa e da análise de dados cadastrais, comportamentais, econômicos e financeiros do negócio, é possível criar um relatório de classificação de risco.

Ao observar uma série de fatores, como taxa de juros, demonstrativo financeiro e fluxo de caixa, é possível entender melhor os riscos envolvidos em fazer negócios com uma empresa.

Acessando essas informações, você pode ter ainda mais segurança na hora de escolher seus investimentos.

Com o Credit Rating, você faz o melhor para o seu negócio. Converse com o seu Executivo de Contas em (85) 3464.5558 (WhatsApp).

Confira também:

·       Seja um Associado CDL de Fortaleza