Ônibus turístico panorâmico começa a rodar no fim do próximo mês
Até o fim de setembro, começa a rodar o projeto da Prefeitura de Fortaleza de roteiros turísticos em ônibus panorâmicos de dois andares (hop on hop off). Os veículos chegam no início do mês, informou o secretário municipal de Turismo, Régis Medeiros.
O serviço será explorado pela Filuca Turismo e Transporte, com sede em Salvador, e vai passar pelos principais pontos turísticos da Capital.
A primeira rota terá 17 km e, aproximadamente, uma hora de duração. Dentre as paradas previstas estão a Praça do Ferreira, Museu do Paço, Passeio Público, Mercado Central, polo gastronômico da Varjota, Dragão do Mar, Feirinha da Beira-Mar.
“Estamos muito otimistas com esta operação, até porque já funciona há dez anos em Salvador. Na semana retrasada, os representantes da empresa estiveram aqui para acertar mais alguns detalhes e está tudo bem avançado para que a operação comece no fim de setembro. O primeiro roteiro já está sendo estudado pelos órgãos competentes, mas é claro que pode mudar. Dependendo da demanda, pode ser incluída uma nova parada”, afirmou o secretário que participou de um almoço para empresários na sede da CDL de Fortaleza.
Inicialmente, o preço do bilhete foi cogitado em R$ 40, mas o secretário ressaltou que este é um item que ainda está sendo negociado com a empresa.
A ideia é que o turista possa descer onde quiser, ficar o tempo que precisar e retomar ao passeio em um dos horários disponíveis.
Leia também: Fortaleza a pé será aprimorado para estimular turismo
Para além dos pontos turísticos tradicionais, Régis disse que cartilhas serão distribuídas durante o passeio e vão dar luz a outros produtos. Um exemplo é o “Fortaleza a pé”, que oferece dez roteiros de praças, museus e igrejas que podem ser percorridos a pé pelo Centro, com histórias e curiosidades sobre o local.
Já foram mapeadas 250 edificações integrantes do patrimônio histórico. “A ideia é pegar este produto, que já é bacana, mas muita gente não conhece, botar em uma embalagem melhor, colocar na prateleira e vender melhor”.
Durante a reunião para os varejistas, o secretário apresentou os primeiros dados obtidos do programa “Diga lá Turista”, no qual os visitantes podem avaliar Fortaleza.
Em dois meses, mais de 2,9 mil turistas deixaram suas avaliações nos três totens do Aeroporto Internacional de Fortaleza. “Queremos colocar 30 totens nos principais pontos turísticos. Isso é importante porque vai nos ajudar a ter a informação do que o turista está achando, onde devemos ter mais foco e melhorar”, explicou.
Dentre os resultados, o lazer foi apontado por 34% dos turistas como a principal motivação para vir a Fortaleza. Em seguida, aparece lazer e compras (23%).
Para o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, entender o comportamento do turista é fundamental para ajudar nas estratégias do varejo.
“O turismo impacta diretamente nas vendas, porque ainda que ele não venha para comprar, o dinheiro que ele gasta em pousadas, bares, hotéis, tudo isso traz um fluxo financeiro girar em Fortaleza. Ter acesso a este feedback nos ajuda e impulsiona a cada vez mais melhorar”.