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Manifesto do Varejo: conheça as pautas prioritárias do setor para as Eleições 2022

Estamos a 30 dias de um dos eventos mais importantes para a nossa democracia: as eleições 2022.

Você já sabe o que os seus candidatos têm proposto para o varejo e para a economia local?

Na última quinta-feira, 25 de agosto, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgou o seu Manifesto do Varejo.

O documento reúne as principais demandas do setor de comércio e serviços para apresentar aos candidatos aos cargos eletivos deste ano.

Se você ainda tem dúvida, os cargos são: deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente.

O documento é produzido a cada eleição e distribuído aos que concorrem ao legislativo e executivo nas esferas federal, estadual e municipal.

O texto também aponta caminhos e sugere ações que possam dinamizar a economia do país.

Neste artigo, vamos abordar os principais pontos do Manifesto do Varejo, mas você pode lê-lo na íntegra clicando aqui.

A importância do setor de comércio e serviços

O setor de comércio e serviços é estratégico para a economia nacional.

De acordo com a CNDL, ele representa 73% do Produto Interno Bruto (PIB) e 76% dos estabelecimentos comerciais.

Além disso, são responsáveis por 56% de todos os postos de trabalho do Brasil.

Por isso, nenhuma transformação estrutural estará completa sem que a voz do setor de comércio e serviços seja ouvida.

É preciso apresentar e dialogar sobre as demandas empresariais com candidatos a governador e a presidente.

As 8 pautas prioritárias do Manifesto do Varejo

1. Reformulação e simplificação do sistema tributário

Fazer com que a Reforma Tributária tenha foco na unificação consciente de tributos e na simplificação do sistema tributário nacional.

2. Modernização das relações de trabalho

Combater a informalidade, criando outras formas de contratação e trazendo segurança jurídica para as empresas.

3. Crédito e financiamento para os setores de comércio e serviços

Fazer com que bancos públicos e privados sejam regidos por políticas de crédito e financiamento acessíveis e desburocratizadas, com taxas, carências e parcelamentos diferenciados às Micro e Pequenas Empresas.

4. Apoio à inovação no varejo

Criar uma empresa brasileira de inovação no Comércio e Serviços; proteger e fortalecer o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e aprimorar a Estratégia Nacional de Inovação, inserindo o setor nos eixos e diretrizes de atuação definidos na Política Nacional de Inovação.

5. Aprimoramento dos processos e ações relacionadas a ESG

Estimular o desenvolvimento de ecossistemas de inovação sustentável e setores que possam agregar mais valor à produção utilizando-se dos parâmetros de sustentabilidade.

6. Segurança pública e comércio ilegal

Defender ações articuladas da União, Estados e Municípios no combate à violência e às práticas ilegais de comércio que correm à margem dos interesses públicos, muitas vezes travestido de “e-commerce”, e alimentando crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação e corrupção.

7. Infraestrutura e logística

Desenvolver programas estaduais e/ou federais de revitalização de territórios ou corredores comerciais, observando as especificidades e realidades de cada município, considerando parcerias com a iniciativa privada e financiamentos públicos federais, estaduais ou municipais.

8. Digitalização e desburocratização do Estado

Aumentar a produtividade e desburocratizar os serviços da administração pública.

 

A ideia é que comerciantes, lojistas e entidades se apropriem do documento e acompanhem as discussões das pautas prioritárias do setor.

Dessa forma, elas podem chegar a vereadores, deputados estaduais e federais e governadores.

E assim, conseguimos não só participar do processo eleitoral, mas eleger políticos que fortaleçam o varejo e a economia local.

Compartilhe este artigo para que mais pessoas tenham acesso ao Manifesto do Varejo e para que o nosso setor fique cada vez mais unido e bem representado.

 

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