A comunicação com o seu cliente está fluindo?
Você já parou pra pensar sobre como está a comunicação com o seu cliente?
Será que a sua empresa já pratica a gestão do relacionamento?
Vamos ver como você se sai ao responder as seguintes perguntas:
- Como você acompanha as conversas e interações entre seus clientes e seu negócio?
- Você sabe quantos clientes estão satisfeitos ou insatisfeitos?
- Como você lida com as reclamações deles?
- Existe um processo para lidar com esses desafios?
Se você tiver dificuldade ou simplesmente não souber responder essa pergunta, já temos um problema a ser resolvido.
Tudo começa e termina no cliente
A era digital mudou completamente a forma como compramos.
Antes a venda era totalmente focada no produto e em suas características.
Hoje o consumidor tornou-se totalmente independente, contendo as informações em suas mãos.
Isso fez com que as empresas focassem mais no cliente, e não apenas nos produtos ou serviços.
Alguns benefícios da cultura voltada para o cliente:
- Redução de custos na aquisição de novos clientes;
- Aumento da frequência de compra;
- Melhoria nos processos e no produto.
Conheça o seu público-alvo
Não importa o tamanho da empresa. Se é pequena, média ou grande, atrair clientes é sempre um desafio.
De acordo com um estudo da Salesforce, 80% dos clientes consideram a experiência oferecida por um produto tão importante quanto a sua qualidade e serviços disponíveis.
Alguns indícios de que sua equipe ou empresa é focada no cliente:
- Planejamento centralizado no cliente;
- Equipes com autonomia para resolver as situações;
- Trabalham em cima dos feedbacks.
Então, é preciso entender as necessidades do seu cliente antes de implementar uma estratégia de gestão de relacionamento para que a mudança traga benefícios.
Por isso, não basta apenas oferecer produtos e serviços de boa qualidade. Compreender a postura do público-alvo também é um desafio.
Dessa forma, a comunicação surge como peça primordial.
Para que ela flua de forma natural, é necessário desenvolver um trabalho que fortaleça uma presença constante e integrada da marca nas redes.
Não basta a empresa estar presente nas diversas mídias, se não ouvir e interagir com os seus consumidores.
Por fim, não esqueça que o cuidado com o cliente deve ser feito constantemente, e não apenas enquanto ele está comprando.
Treine sua equipe e faça questão de que eles continuem mantendo contato com os consumidores, de forma que eles se lembrem de seu serviço.
Confira também: