Como vender mais no Instagram. 6 ações para impulsionar o seu negócio.

As redes sociais têm adquirido um aspecto mais profissional e as empresas estão de olho, explorando todas as suas funcionalidades, otimizando os recursos com o marketing.

Não é à toa que uma das soluções mais procuradas pelos donos de negócios é justamente o marketing digital e, principalmente, como vender mais no Instagram.

É fato que existem muitos caminhos para serem seguidos no vasto universo do marketing digital, mas não necessariamente precisa explorar todos de uma vez.

Hoje, vamos falar especificamente sobre o Instagram. A rede social, também pertencente ao Facebook, que mais tem crescido nos últimos anos.

Eu consigo vender mais no Instagram?

A resposta curta é SIM!

Mas então, por que algumas empresas dizem não valer a pena?

É bastante comum ouvir afirmações como essa e ficar desestimulado a investir em uma das áreas que mais cresce em termos de negócios online.

Então, vamos aos fatos!

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo todo e o Brasil é o segundo país com mais usuários nesta plataforma.

São mais de 500 milhões de usuários no país, com média de 1,5 bilhão de curtidas por dia.

Segundo uma pesquisa realizada pela Nuvem Shop, 70% das vendas com origem nas redes sociais, 70% tinham como fonte o Instagram e apenas 24% o Facebook.

Esses números não são por acaso.

De acordo com um relatório sobre mídias sociais realizado pela Hootsuite, 66% da população brasileira usa internet móvel e passam, em média, 4 horas e 45 minutos diariamente online.

61% acessam suas redes sociais por smartphones e tablets, 89% realizaram buscas online sobre um produto ou serviços e 68% efetuaram compras online.

E embora hoje seja possível acessar a sua conta do Instagram pelo seu computador, a plataforma foi pensada para ser consumida pelo smartphone.

Então, é natural que esse número continue a aumentar ainda mais, com mais pessoas pesquisando sobre produtos e serviços pelas redes sociais.

Então, é possível vender mais no Instagram? A resposta continua sendo sim.

Porém, para obter os melhores resultados, é preciso praticar algumas ações que otimizem a visibilidade do seu negócio.

6 ações para impulsionar o seu negócio no Instagram.

As chances são grandes de você, que é dono de um negócio, já tenha uma conta na plataforma. Mas, os resultados que você tem visto te agradam?

Boa parte das empresas não conseguem comportar uma equipe exclusiva para gerenciar as redes sociais e é bastante comum que os próprios donos façam esse papel.

A boa notícia é que as redes sociais não são tão difíceis quanto parecem e com algum direcionamento, dá para tirar bons resultados.

1 – Transfira para uma conta comercial.

O que pouca gente sabe é que o Instagram tem, atualmente, 3 tipos de contas.

Cada uma tem um propósito específico e com funcionalidades que visam a melhor experiência do usuário ou marca. São elas:

  • Uso pessoal: é a conta “normal”. A mais comum e é utilizada pelo usuário comum que tem como objetivo apenas desfrutar das funcionalidades básicas da ferramenta como postar fotos, vídeos, stories e interagir com amigos;
  • Criador de conteúdo: com o boom dos influenciadores digitais, o Instagram estreou essa categoria no começo de 2019;
  • Perfil comercial: essa é a utilizada para quem quer colocar o seu negócio na plataforma de modo profissional.

Por ser 100% voltada para empresas, esse tipo de conta apresenta métricas que são relevantes para o negócio, além de apresentar botões de e-mail e telefones, facilitando o gerenciamento, atendimento e o planejamento de marketing digital.

Se você tem um perfil comum, é bem fácil migrar para uma conta comercial. Basta acessar o menu > configurações > conta > mudar para conta comercial.

Dessa forma, você consegue inserir botões personalizados de e-mail e telefone.

2 – Resuma o que sua empresa faz de forma clara e direta.

Toda conta, seja ela comum, de produtor de conteúdo ou comercial, tem um espaço para colocar informações sobre sua empresa.

Esse espaço é dividido em bio, foto de perfil, site, nome de usuário (será a sua @) e o nome (no caso, da sua empresa).

Na foto do perfil, certifique-se que sua marca fique bem apresentada e de fácil identificação.

As outras informações são as formas como seis clientes podem entrar em contato com seu negócio, que são: e-mail, telefone ou mensagem direta.

É importante que na bio escreva o principal propósito da sua empresa de forma simples e direta.

Se tiver um site, há um espaço para colocá-lo. Mas, atenção! O Instagram não permite link nas legendas de postagens, portanto, é preciso um cuidado estratégico na hora de colocar links, pois só podem ser inseridos na bio.

3 – Foque em conteúdo relevante

A internet é o melhor lugar quando você quer ou precisa saber sobre um produto ou um serviço.

São milhões e milhões de sites, blogs, vídeos e postagens falando sobre um produto x e comparando com outros da mesma categoria.

Ter um conteúdo que chame atenção e conquiste o público já é meio caminho andado para ter vendas mais expressivas.

Hoje em dia, além do ato de comprar, as pessoas estão procurando experiências diferenciadas, que encantem.

Por isso, um atendimento especial, com foco no consumidor pode fazer a diferença entre duas empresas que vendem o mesmo produto.

Ao invés de apenas vender, tente contar uma história, mostrar coisas novas e as várias utilidades que seu produto ou serviço tem.

4 – Instagram Shopping

Para quem trabalha com e-commerce, essa funcionalidade é a melhor parte do Instagram.

Dessa forma, a sua empresa pode produzir conteúdos e divulgar os produtos com ações diretamente ligadas ao seu site de compras.

Porém, não se preocupe, nem todo mundo atua no e-commerce, mas ainda consegue impulsionar vendas de forma significativa.

5 – Trate seus clientes virtuais como se estivessem na sua loja.

Imagina a situação: o cliente entra na sua loja, olha um produto, olha outro e decide por levar um dos dois. Ele se aproxima e diz “Vou levar esse. Quanto é?”.

Na mesma hora você responde “Preços só lá dentro do estoque”.

É essa a sensação quando pessoas fazem mistério sobre valores dos produtos. Corte o mistério e responda de forma franca.

Dessa forma, você tem menos trabalho, ao responder curiosos que não irão comprar o seu produto e filtra quem realmente está interessado.

Claro, se for o caso de negociação, a conversa pode ser transferida por mensagem direta (inbox) no próprio Instagram.

Tratar os seus clientes e seguidores com total paciência, educação e, principalmente, respondendo rapidamente suas dúvidas, pode aumentar fortemente as chances de conversão em vendas.

6 – Cuidado com as hashtags

Muita gente não sabe, mas as hashtags não existem para fazer charme no feed do Instagram, mas sim para classificar conteúdos.

Sim. Se, por exemplo, você estiver atrás de um vestido de festa, mas não sabe onde procurar, escrever na busca da plataforma #vestidodefesta, você irá encontrar uma infinidade de lojas e marcas que vendem exatamente o produto que você está procurando.

Por isso, informar as hashtags mais adequadas para cada tipo de produto e que tenha a ver com a sua loja é a melhor maneira de classificar e ser achado por potenciais clientes.

Bônus: explore os stories

O queridinho das marcas e dos influenciadores de hoje em dia no Instagram são os stories.

Muito provavelmente, você já faz uso dele, mas talvez não tenha visto tanto potencial para sua empresa.

Então saiba que a conversão nos stories é significantemente maior que as postagens no feed da plataforma.

Lá, você consegue impactar mais pessoas e de forma bem dinâmica. Então, abuse da criatividade e deixe os seus stories divertidos e atrativos, usando todas as funcionalidades nativas do Instagram.

 

Seguindo esses 7 passos, vender mais no Instagram vai parecer uma tarefa bem mais fácil. O importante é entregar conteúdo relevante e que agregue valor ao seu produto, interagir com seus clientes e nunca desmotivar.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *