A sobrevivência das lojas físicas em tempos digitais
O que a sobrevivência das lojas físicas tem nos comunicado? Será que elas sobreviverão em meio ao boom digital?
O mercado varejista está passando por constantes mudanças. Quem é lojista precisa entender o impacto da transformação digital no varejo físico. No entanto, essa transformação também traz oportunidades para as marcas que estão dispostas a se adaptar e inovar, como foi discutido na NRF 2024.
Esse artigo aborda os principais desafios enfrentados pelas lojas físicas. Isso inclui discutir sobre o impacto das novas tecnologias na experiência do cliente, as vantagens do modelo omnichannel e as formas como as lojas físicas podem oferecer uma experiência de compra personalizada para competir com o comércio eletrônico.
Quais estratégias as lojas físicas podem adotar para se manterem relevantes? Como se adaptar e prosperar nesse ambiente competitivo?
Se está buscando soluções para essas questões, esse artigo foi feito para você.
Conteúdo:
- Desafios enfrentados pelas lojas físicas
- Competição on-line
- Experiência do cliente
- Impacto das novas tecnologias na experiência do cliente
- Integração de tecnologias
- Vantagens do modelo omnichannel para o varejo tradicional
- Coerência da experiência do cliente
- A sobrevivência das lojas físicas depende do poder da adaptação
Desafios enfrentados pelas lojas físicas
1. Competição on-line
Afinal, as lojas físicas estão ON?
Com o crescimento do comércio digital, as lojas físicas enfrentam uma grande concorrência das lojas on-line. Agora, os consumidores têm a conveniência de comprar produtos com apenas alguns cliques, o que levou a uma diminuição do tráfego nas lojas físicas.
A migração de consumidores para sites e plataformas on-line resultou em uma redução nas vendas das lojas físicas, afetando diretamente a receita e a lucratividade.
As lojas físicas tradicionais precisam desenvolver estratégias eficazes para competir com o comércio eletrônico. Isto é, oferecer experiências de compra únicas e personalizadas que não podem ser replicadas on-line.
2. Experiência do cliente
Muita gente sabe que a experiência do cliente se tornou fundamental. Inclusive para o sucesso das lojas físicas. No entanto, esse continua sendo um grande desafio, pois, muitas vezes, as experiências oferecidas não conseguem atender às expectativas dos consumidores.
É preciso, antes de tudo, conhecer bem o cliente que frequenta sua loja.
No geral, os consumidores de hoje valorizam a personalização, ou seja, eles esperam experiências de compra sob medida para suas necessidades e preferências individuais.
A falta de integração entre os canais on-line e off-line pode resultar em barreiras na experiência do cliente, levando à insatisfação e à perda de fidelização. É preciso alinhar a experiência de compra em cada canal, como comunicação, expectativa, estoque e os demais processos.
Impacto das novas tecnologias na experiência do cliente
3. Integração de tecnologias
A integração de novas tecnologias, como inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA), já está presente em vários espaços da nossa sociedade. E, sim, elas realmente podem transformar a experiência do cliente nas lojas físicas.
Sabe quando você está em dúvida sobre qual filme assistir e a Netflix mostra uma lista de sugestões?
No varejo, seu cliente pode ter uma experiência semelhante. A IA pode ser usada para analisar dados do cliente e oferecer recomendações personalizadas, melhorando, assim, a relevância das interações e aumentando as vendas.
Vantagens do modelo omnichannel para o varejo tradicional
4. Coerência da experiência do cliente
O modelo omnichannel oferece uma experiência de compra consistente e integrada em todos os canais de comunicação, permitindo que os clientes alternem entre on-line e off-line de forma fluida.
Os clientes podem comprar produtos quando e onde for mais conveniente para eles, aumentando, assim, a satisfação e a fidelidade à marca.
Saba aquela ideia de jornada de compra linear? Hoje em dia, ela está ultrapassada.
O cliente pode muito bem passar na loja física, conhecer o produto e efetuar a compra de forma digital. Ou o contrário, pode conferir os produtos na loja on-line antes de ir comprar na loja física.
O modelo omnichannel permite que as lojas coletem e utilizem dados do cliente de maneira mais eficaz. Isso fornece insights valiosos para personalizar ainda mais a experiência de compra.
A sobrevivência das lojas físicas depende do poder da adaptação
Num artigo que produzimos em abril, abordamos a estratégia de diversificação do varejo tradicional. Muitas empresas estão buscando aumentar sua lucratividade nas lojas físicas por meio da oferta de outros tipos de negócios, em vez de se limitarem a um único produto.
Essa abordagem, que vai além da venda do produto principal, tem se mostrado uma boa saída para enfrentar os desafios do mercado e garantir o crescimento sustentável das lojas físicas.
Em resumo, a sobrevivência das lojas físicas depende da capacidade de se adaptar e inovar no mercado. Ao abraçar a mudança e focar a satisfação do cliente, elas podem não apenas sobreviver, mas também prosperar na era digital.
E aí, o que você tem feito para a sua loja física sobreviver diante de tantas mudanças?
Confira também:
• Seja um Associado da CDL de Fortaleza