A importância da estratégia omnichannel na cobrança digital

A popularização dos meios digitais tornou essencial o investimento em diferentes canais de comunicação.

Uma estratégia omnichannel é feita entre canais para que as empresas possam melhorar a experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com o público-alvo.

Esses canais são geralmente voltados para comunicação e venda, especialmente para integração entre on-line e off-line.

O objetivo é estreitar as relações e reduzir as barreiras impostas pela comunicação a distância.

Em meio a uma pandemia e recomendações para isolamento social, a estratégia omnichannel é considerada fundamental.

O atendimento omnichannel

O atendimento omnichannel vai além de unificar o discurso de uma empresa com seus modelos de negócio on-line e off-line.

Acima de tudo, ele oferece um suporte ao cliente de maneira simultânea, ou seja, nos diferentes canais de comunicação que a empresa possui.

A diferença do SAC 2.0 (versão tradicional) para o SAC 3.0 (versão omnichannel), é que no 2.0 o objetivo é auxiliar o consumidor em diferentes canais de comunicação.

Por outro lado, no 3.0, procura-se entender cada cliente como um indivíduo único.

Dessa forma, é possível proporcionar um atendimento personalizado e mais integrado aos clientes.

Com toda a velocidade da internet e das redes sociais, os consumidores não toleram mais barreiras de comunicação.

A sincronia do discurso simultâneo, que acontece em todos os canais, é essencial para uma nova era de relacionamento.

O cliente omnichannel

É interessante entender que a estratégia omnichannel é uma resposta à mudança de comportamento do consumidor.

A tecnologia agora é sinônimo de facilidade e comodidade, e o consumidor acabou se acostumando a resolver questões corriqueiras de forma muito rápida e a distância.

Hoje em dia é possível pagar uma conta, pedir comida, entrar em contato com lojas e fazer compras através de aplicativos.

É um perfil de consumidor cada vez mais conectado, que resolve as coisas de forma ágil.

O omnichannel veio para eliminar os obstáculos de compra e diminuir ruídos no atendimento para que o consumidor fique cada vez mais livre.

Omnichannel x Cobrança Digital

Estar presente em diferentes canais de comunicação é uma estratégia que favorece clientes e empresas.

É interessante expandir a funcionalidade do omnichannel para a cobrança digital.

A empresa que tem diferentes maneiras para entrar em contato com os clientes, agora pode fazer cobranças de diversos modos.

Redes sociais, e-mail, WhatsApp, ligação e aplicativo são apenas alguns canais para você explorar a cobrança digital.

Com o omnichannel, a cobrança digital fica mais assertiva, uma vez que você tem vários canais para utilizar.

Então, em pelo menos um, o seu cliente terá mais familiaridade e preferência para responder as mensagens.

Ou seja, além de aperfeiçoar o atendimento com o cliente, agora você pode reduzir o índice de inadimplência.

É importante, também, perguntar para os seus clientes qual o melhor canal para realizar uma cobrança.

Afinal, não é porque você tem várias maneiras de cobrar, que vai fazer uso de todas.

Omnichannel vai além de utilizar tudo de uma só vez, é saber otimizar tudo em um curto espaço de tempo.

Conclusão

Implementar uma estratégia omnichannel pode ser um desafio, mas com certeza o esforço vale a pena.

Não só a equipe de marketing terá o seu tempo otimizado, como também todos os colaboradores que lidam com as etapas da jornada de compra do cliente.

Os consumidores também ficarão atraídos e satisfeitos pelos múltiplos canais de atendimento que você oferece.

Para a implementação dessa estratégia, é imprescindível que todos os colaboradores estejam de acordo.

O envolvimento de todos no projeto permite colocar em prática a ideia de ter uma empresa mais dinâmica e atuante no mercado.

Veja mais artigos em nosso blog: