Clicky

5 dicas para vender mais em datas comemorativas

Você já criou estratégias de vendas para as datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, dos Pais, Natal?

Para quem é comerciante, as datas comemorativas se tornam uma importante ferramenta para atingir altos picos de vendas, gerando mais receita e dando um fôlego a mais no seu negócio e na categoria.

Só para se ter uma ideia, o Dia das Mães (uma das mais importantes datas do comércio) movimenta, em média, aqui em Fortaleza, R$ 270 milhões de reais.

São excelentes oportunidades para impulsionar as vendas do seu negócio.

Porém, é preciso estar atento a boas práticas para que o seu estabelecimento possa, não apenas conquistar mais vendas, mas conquistar novos clientes.

Veja abaixo 5 dicas que você pode aplicar em seu negócio para vender mais em datas comemorativas

1. Planejamento

Antes de qualquer ação, é preciso colocar no papel qual os objetivos a serem alcançados. Estude o desempenho do ano anterior ou como a sua empresa faturou nesse mesmo período nos últimos dois anos.

Crie um plano de ação para a data. Faça perguntas como:

  • Quais produtos devo investir no estoque?
  • Tenho divulgação suficiente?
  • Tenho produtos suficiente para a venda?
  • Minha equipe está preparada para um maior volume de clientes?
  • Tenho estrutura para receber um maior volume de clientes?

Essas perguntas são importantes para que não haja surpresas desagradáveis nas vendas e você não seja pego de surpresa sem saber como agir.

Mesmo que tudo seja planejado nos mínimos detalhes, ainda assim não dá para controlar todas as variáveis e alguns problemas podem surgir no caminho como produtos defeituosos, atraso na entrega, máquinas quebrarem…

Portanto, tente criar todos os cenários possíveis e antecipe problemas para que se tenha sempre um plano b na manga.

2. Conheça a fundo quem é o seu cliente

Você consegue afirmar hoje qual é o perfil da sua clientela com absoluta certeza?

Muitas vezes, por estar na linha de frente, lidando com o público, muitos empresários sabem exatamente qual o comportamento de seus clientes e conseguem antecipar quais produtos ou serviços serão mais pedidos em datas comemorativas.

Porém, algumas datas podem confundir o empresário na hora de criar um plano de ação eficaz para aumentar as vendas do seu negócio.

Diferentemente dos dias comuns em que o cliente é o próprio consumidor do produto, datas comemorativas geralmente são onde o cliente difere do consumidor. Isso acontece porque são ocasiões em que as pessoas presenteiam outras.

Esse não só é um desafio para a equipe de vendas como para o próprio empresário, que precisa acertar que tipo de produto terá maior apelo, como divulgar de forma eficaz para atrair clientes e conquistar os consumidores que não estarão presentes na hora da compra.

Faça pesquisas com seus clientes, converse com parceiros e procure dados que possam te ajudar a definir estratégias eficientes para atingir o público certo.

3. Foque no atendimento diferenciado

O que os seus clientes esperam quando entram em sua loja? Eles são bem atendidos e voltam com satisfação?

A diferença das vendas do dia a dia para datas comemorativas é que, mesmo sendo cliente conhecido e fiel, é esperado um atendimento diferenciado.

No dia das mães, por exemplo, mulheres que são mães se sentem especiais ao serem recebidas de forma diferentes e com uma atenção especial. Essa data tem um apelo emocional muito forte e ter um cuidado a mais com esse público é essencial para um bom fechamento de vendas.

Uma das estratégias praticadas é o sorteio de prêmios ou mesmo brindes na hora da compra.

Se o cliente não for o consumidor do seu produto (geralmente familiares) crie estratégias que apelem para o lado emocional e treine sua equipe de vendas para lidar com essas informações.

4. Invista na apresentação do seu estabelecimento

Não adianta ter um produto extremamente vendável, com um preço arrasador e uma equipe pronta para te atender se quem passa em frente ao seu estabelecimento não consegue visualizar isso.

Segundo pesquisas com profissionais de merchandising, a apresentação de loja pode impactar em até metade das vendas realizadas e, em setores como o de moda, esse número cresce para 80%.

Logo, investir em uma ambientação diferenciada pode ajudar a impulsionar verdadeiramente suas vendas. Uma decoração temática, vitrine bem cuidada e que chame a atenção de sua clientela pode ser um diferencial nessa data especial.

Aproveite o tema das datas e crie uma decoração que faça o cliente entrar no clima e ficar mais motivado a realizar a compra.

5. Divulgação é essencial!

Ter bons produtos, uma equipe afinada nas vendas, um estabelecimento impecável, uma vitrine de dar gosto é ótimo, mas, como alcançar o cliente e fazer ele ir até você?

Se o seu cliente não sabe que você está com uma promoção bastante interessante, você pode estar deixando preciosas vendas ao acaso e até pode perder clientes fiéis pela falta de informação sobre a sua ação para a data especial.

Invista na divulgação de sua ação, seja ela uma promoção, um brinde especial ou até mesmo um sorteio. Se não quer gastar tanto dinheiro produzindo panfletos e folderes, utilize sem pena as redes sociais.

Facebook, Instagram, Twitter e até o Whatsapp podem ser excelentes canais para atingir o público que você quer. Mas, é preciso ter noção de que o seu cliente realmente está nessas plataformas.

Siga essas dicas e aproveite as oportunidades de vendas!

Datas comemorativas são poderosas formas de alavancar bastante as vendas do seu negócio e estar preparado para eles é importante. Uma estratégia de vendas bem executada pode fazer o seu negócio ganhar mais clientes e ainda fidelizar os já acostumados com sua marca.

Claro, não precisa fazer mega ações em todas as datas. Eleja as principais e as que mais casam com seus produtos e serviços e devote seus esforços para o sucesso.

Gostou do artigo? Conhece algum parceiro que vai gostar de saber disso? Compartilha com ele esse conteúdo e ajude-o a melhorar suas vendas.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *