Black Friday: confira dicas de como preparar sua empresa para vender mais

A Black Friday é hoje considerada uma das três principais datas para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

Esse é o período no qual mesmo aqueles compradores que ficam longe das lojas virtuais o ano todo aparecem para dar uma olhada nas ofertas. É por isso que você precisa saber como preparar a sua empresa para vender mais durante essa megapromoção.

Para vender mais na Black Friday, é fundamental que você esteja preparado e planejado suas ações. E isso não quer dizer apenas que você precisa se antecipar e negociar boas ofertas com os seus fornecedores. É preciso, também, cuidar da infraestrutura e do atendimento aos seus clientes, de forma que eles tenham a experiência de compra perfeita.

Neste artigo, listamos algumas dicas para que você possa preparar a sua empresa para vender mais na Black Friday 2017:

Cuide da infraestrutura

Todo ano vemos a mesma situação: muitos sites investem pesado em propaganda, atraindo os consumidores para conferir as suas ofertas, mas na hora de recebê-los a experiência não é completa. Muitos sites não aguentam o volume de acesso e caem, deixando os usuários na mão. Por isso, para as lojas online, o primeiro passo é pensar na infraestrutura.

Tenha bem claro qual é o volume de tráfego esperado para o grande dia do evento e, principalmente, tenha um plano de emergência pronto para ser colocado em prática caso o volume seja maior do que o esperado. Não há nada pior do que ter seu site fora do ar no grande dia, que este ano cai em 24 de novembro (sempre na última sexta-feira do mês).

Preço é apenas um chamariz

Preço é importante e os seus consumidores estão em busca da melhor oportunidade. Entretanto, o preço dos seus produtos com maior desconto são um chamariz para que eles venham até a loja e vejam o que mais você oferece. Isso significa, por exemplo, que não basta ter uma ou duas ofertas e subir os preços dos demais itens.

Lembre-se que muitas empresas optam pela estratégia de “sacrificar” um produto, vendendo-o a preço de custo, apenas para que outros itens com valor interessante possam também ser adquiridos pelo consumidor. Não foque a sua estratégia em poucos itens. Além disso, eles podem acabar rápido e deixar você na mão durante todo o final de semana.

Foque no atendimento ao cliente

Ok, você concentrou todos os seus esforços em trazer novos clientes para a sua loja, mas você está preparado para atender a demanda? Seus vendedores estão suficientemente treinados? Esse pode ser um ponto-chave para definir se a sua loja terá sucesso daqui para frente ou não. Clientes que são recebidos e percebem uma má primeira impressão tendem a não voltar nunca mais.

Deixe claro quais são os canais de atendimento por onde você pode responder às dúvidas dos seus clientes – e responda-as com rapidez. Além disso, certifique-se que os atendentes tenham o devido treinamento para resolver os problemas e não apenas protelam as respostas às dúvidas por mais um tempo.

Cuide do seu estoque

Outro item essencial no seu planejamento deve ser o controle de estoque. Quanto produtos você espera vender no dia da Black Friday? É importante ter uma perspectiva de como as suas ofertas vão se comportar durante o grande dia. Criar uma campanha de marketing em cima de um produto que aparece “em falta” logo pela manhã é jogar dinheiro fora.

Assim, se for preciso, diversifique. Tenha fornecedores extras a postos, mesmo que naquele momento eles não possam oferecer um preço tão atrativo. A ideia é que você sempre tenha um plano B para suprir as suas necessidades. Não espere o problema acontecer, antecipe-se a ele.

Como você já pôde perceber, é bastante coisa para ser feita para que um período de três dias possa se converter em um dos melhores momentos de vendas do ano. Por isso, invista em organização como um diferencial de mercado. Quanto mais rápido e mais eficiente você for em relação ao seu concorrente, maior valor você terá aos olhos do cliente.

Faça com que a sua loja seja lembrada não apenas pelos preços baixos, mas pela ótima experiência proporcionada.