Itens natalinos já estão sendo expostos desde setembro. Além disso, lojas devem incrementar quadro de funcionários para atender à demanda da data comemorativa.
O Dia da Criança deixou de ser divisor de águas entre o período pré e pós temporada natalina no comércio fortalezense.
Antes mesmo do dia 12 de outubro, vitrines e prateleiras de lojas especializadas na venda de artigos natalinos já estavam ocupadas por produtos como enfeites e árvores e dispostas a abastecer outros segmentos do comércio e serviços que também adornam seus espaços cada vez mais cedo.
Diante de uma demanda considerada já intensa, a venda desses itens deve crescer até 30% ante igual período de 2016.
É o caso do Espaço Manix, que projeta vender entre 20% e 30% a mais ante igual período do ano passado. Os itens começaram a ser expostos no último dia 7 deste mês, em consonância com a procura dos consumidores por esse tipo de produto, que de acordo com a proprietária das lojas Manix, Erika Ximenes, também começa cedo.
Além da busca pelos produtos, a procura pelo serviço de consultoria em decoração natalina para ambientes residenciais e comerciais ofertado pela empresa, também já tem registrado demanda maior ante igual período de 2016.
“Em novembro deste ano, a gente já vai ter vendido 70% de todo o nosso estoque de Natal”, diz Erika, acrescentando que, neste ano, as apostas são os enfeites diferenciados, com a opção de porta retratos para árvores de Natal.
Já a unidade Casas Freitas, localizada no Montese, trabalha com uma estimativa de vendas de Natal 10% maiores neste ano ante o ano anterior. O gerente, Francisco Prudente, revela que, mesmo com o Dia da Criança em voga, os itens natalinos já estavam no radar dos consumidores.
A expectativa positiva é possível, também, graças aos bons números registrados pelo estabelecimento com a venda de brinquedos neste mês. “Nós esperávamos um crescimento de 10% e as vendas foram 15% melhores na comparação com 2016”, diz.
Ele explica que, em novembro, as prateleiras da unidade estarão 100% abastecidas com os produtos natalinos, mas o estabelecimento já dispõe dos tradicionais festões, bolas e diversos bonecos do Papai Noel. “Vamos inovar nas cores de enfeites e trabalhar com tamanhos variados de árvores natalinas”, arremata Prudente.
Na Mormaço, a exposição dos itens natalinos começou ainda mais cedo. Com os produtos à disposição dos consumidores desde setembro, a gerente da unidade da Rua 24 de Maio, Tereza Castro, ressalta que a procura também começou cedo. Apesar de preferir não traduzir em números a expectativa para as vendas no período, ela acredita que os resultados serão melhores que o do ano passado.
Vagas temporárias
Diante de expectativas melhores, esses estabelecimentos contarão com reforço no quadro de funcionários. O Espaço Manix, por exemplo, deve adicionar ao efetivo cerca de 25 pessoas para dar suporte durante as vendas de Natal deste ano.
Na unidade Casas Freitas do Montese também haverá incremento de funcionários neste fim de ano. O espaço atualmente conta com 50 colaboradores, número que deve crescer em 10%, sobretudo, para atender à demanda a partir da segunda quinzena de novembro.
Na Mormaço, o quadro de funcionários atual também deve ter um reforço para as vendas. A gerente Tereza Castro prefere não dizer quantos colaboradores serão acrescidos ao efetivo atual, mas confirma que será preciso aumentar o número de empregados para as vendas neste fim de ano.