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Prepare seu mercadinho para atrair mais clientes.

 O Dia do Supermercado é comemorado no Brasil no dia 12 de novembro.

A data foi escolhida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) para homenagear os supermercados e seus colaboradores, que são responsáveis por fornecer alimentos e produtos essenciais para a população.

Você sabia que, “Dois terços do que os consumidores compram no supermercado são escolhidos sem planejamento ou sem intenção’’? 

“Isso acontece porque os supermercados estimulam esse comportamento”, é o que diz Paco Underhill, no best seller internacional “Vamos às compras”.

O nicho de supermercados é extremamente competitivo. Por isso é importante que os negócios se destaquem da maneira certa para atrair mais clientes para dentro do seu estabelecimento.

Agora você deve se perguntar, quais fatores influenciam o desejo de compra dos consumidores? Quais técnicas de venda os varejistas podem usar?

E para comemorar o dia do supermercado, ao longo deste blog vamos dar algumas dicas para ajudar você a atrair mais clientes para o seu negócio.

Leia a seguir.

Invista na sazonalidade, faça promoções e ofertas atraentes

Aproveite as datas comemorativas e outras oportunidades para promover seus produtos e serviços.

Fique atento ao calendário promocional para encontrar datas relevantes para o seu mercadinho.

Por exemplo, o Dia do Chocolate, do Cliente, da Pizza e afins são ótimas oportunidades para criar campanhas e promoções.

As promoções e ofertas são uma ótima maneira de atrair novos clientes e incentivar as compras. Certifique-se de que suas promoções sejam atraentes e que sejam divulgadas de forma eficaz.

Ofereça uma experiência de compra agradável

Além de oferecer produtos e serviços de qualidade, é importante oferecer uma experiência de compra agradável.

Certifique-se de que seu supermercado esteja limpo e organizado, e que tenha um layout fácil de navegar.

Aqui estão algumas dicas específicas para supermercados:

Estimule os sentidos dos seus clientes 

O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentidos humanos para criar uma experiência de compra mais agradável e envolvente. Essa estratégia pode ser utilizada para aumentar as vendas, fidelizar clientes e criar uma identidade única para a marca. 

Por exemplo, no supermercado, o olfato pode ser um aliado, mas é preciso ter cuidado. Fragrâncias artificiais podem ser desagradáveis.

Por isso, aposte no aroma natural dos alimentos, como o pão da padaria. Outro exemplo é a degustação de novos itens, uma estratégia comum em supermercados e mercadinhos, pois a maioria dos produtos são alimentos. 

Ao provar um novo produto, o cliente pode se interessar por ele e voltar para comprá-lo. Além disso, a degustação pode despertar a curiosidade do cliente para experimentar novos itens e marcas.

Gerencie as prateleiras por categorias

A disposição dos produtos nas prateleiras é um fator importante para o sucesso de um mercadinho. Os produtos com maior margem de lucro devem ser colocados nas prateleiras mais altas, pois são os que o cliente mais verá.

A forma como os produtos são apresentados no mercadinho provoca diferentes sensações nos clientes. Os produtos devem ser expostos com o objetivo de facilitar o trânsito e a experiência de compra do cliente.

Fatores como localização, exposição e identificação do produto colaboram na escolha e na decisão de compra.

Nunca deixe espaços vazios nas prateleiras

Quando as prateleiras estão vazias, os clientes podem ter a impressão de que o estabelecimento está descuidado e que não há produtos suficientes para atender às suas necessidades. Isso pode levar à frustração e à decisão de não voltar mais. 

Para evitar que isso aconteça, é importante repor os itens que faltam rapidamente, mantendo as prateleiras sempre abastecidas.

Promova dias promocionais 

Dias promocionais são uma ótima estratégia para aumentar as vendas e atrair novos clientes. No entanto, é importante planejar as promoções com cuidado para garantir que elas sejam efetivas.

Promova produtos específicos, como carnes, frutas, verduras, produtos de limpeza ou higiene pessoal. A terça da carne é uma promoção clássica e é uma ótima oportunidade para os clientes comprarem carnes com preços mais baixos.  A quarta das verduras é outra promoção clássica e muito bem afetiva.  

Aqui estão mais algumas ideias:

  • Segunda da família: promova produtos para a casa, como itens de limpeza, higiene pessoal e alimentação.
  • Quinta do peixe: promova peixes e frutos do mar.
  • Sexta da pizza: promova produtos para fazer pizza, como massa, molho e queijo.
  • Sábado do churrasco: promova carnes, bebidas e outros produtos para churrasco.

Deixe produtos disponíveis no caixa 

Você sabe da importância das gôndolas? 

Quem nunca, cansado de esperar na fila, olhou para as gôndolas próximas ao caixa e acabou levando um produto que não havia planejado comprar?

As gôndolas do caixa são uma oportunidade para aumentar as vendas. É nesse momento de decisão que os clientes podem ser influenciados a comprar itens por impulso.

Colocar os itens em lugares estratégicos podem deixar o seu estabelecimento mais atrativo e diferenciado da concorrência.

A dica é oferecer uma variedade de produtos para atender a todos os gostos. Para isso, é importante selecionar produtos de diferentes tipos e marcas, e posicioná-los de forma que os clientes possam visualizar todos os itens.

ATRAIA MAIS CLIENTES. 

Seguir essas dicas é essencial para obter sucesso nas vendas do seu mercadinho. Boas estratégias podem ajudar a atrair novos clientes, aumentar as vendas e fidelizar os já existentes.

Boas vendas!

Fontes: Listenx | Rock Content | Pricefy | MacFor | Helioprint

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