Fornecedores: 5 dicas para escolher melhor os seus parceiros de negócios

A escolha dos fornecedores é uma etapa fundamental em qualquer negócio.

Com o contrato assinado, as duas empresas andarão juntas e dependerão uma da outra para funcionar bem.

Por isso, é preciso ter uma atenção especial na decisão e gestão de fornecedores.

A escolha dos fornecedores dependerá muito do modelo de cada negócio.

O empreendedor deverá definir os critérios para selecionar a melhor opção de acordo com as suas necessidades e condições financeiras.

A falta de bons fornecedores pode prejudicar os processos internos, afetar a reputação da empresa e causar prejuízos financeiros.

Inclusive, este é um dos maiores problemas dos supermercados.

De acordo com a 19º Avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor registrou R$ 6,7 bilhões em perdas em 2018.

Por isso, se você deseja melhorar sua gestão, é preciso saber como escolher bons fornecedores e otimizar seus processos.

Você sabe como fazer isso? Separamos cinco dicas que poderão lhe ajudar.

1. Qualidade dos produtos oferecidos

Verifique se o fornecedor está oferecendo o produto ou o serviço com as especificações técnicas exigidas por leis ou regulamentações, como a rastreabilidade de produtos.

Avalie também se os itens estão de acordo com os critérios da sua empresa, as políticas internas e o padrão de qualidade preestabelecido.

2. Capacidade de produção

Certifique-se de que suas demandas serão atendidas sempre que necessário.

É importante que o fornecedor produza a maior quantidade no menor tempo possível, sem prejudicar a qualidade.

Além de uma capacidade produtiva eficiente, não esqueça que os produtos devem manter um bom nível de qualidade.

3. Localização

Esse é um importante fator a ser considerado, pois tem grande influência na logística.

Para escolher bons fornecedores, considere a distância entre sua empresa e eles.

É um fator que pesará na balança caso você não tenha condições de manter um estoque grande e precise fazer pedidos com um prazo de entrega mais curto.

4. Confiança e parceria

Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para que a parceria dê certo e gere bons resultados.

Conheça-os bem, seu histórico, reputação, estabilidade e saúde financeira.

Isso pode reduzir os riscos de que eles deixem de entregar os pedidos e prejudiquem o seu negócio.

5. Pós-venda

O fornecedor precisa oferecer suporte caso seja necessário repor peças ou fazer ajustes técnicos.

A partir dos feedbacks dos clientes, alguns ajustes podem ser necessários.

É importante que os fornecedores ofereçam suporte e estejam dispostos a repor ou trocar produtos, se necessário.

Esses fatores poderão ajudar a selecionar os melhores fornecedores para que a sua empresa se destaque no mercado e tenha vantagem competitiva.

A otimização dos processos internos colabora com a redução de custos e pode oferecer um produto de qualidade com preços mais atrativos aos clientes.

Confira também:

Seja um Associado CDL de Fortaleza