Na hora da entrega, quem tiver mais agilidade, conquista o cliente
Grandes varejistas estão apostando cada vez mais em alternativas de entrega e soluções que afetam diretamente o relacionamento com o consumidor.
A digitalização dos negócios, impulsionada pela pandemia, fez com que o consumidor ficasse mais exigente em relação à entrega de seus produtos.
De acordo com a pesquisa da All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 52% dos consumidores veem vantagens de frete como fator determinante na hora da compra.
As pessoas têm buscado entregas rápidas e baratas, mas isso nem sempre é possível. Afinal, uma entrega rápida tem um custo maior.
De acordo com uma pesquisa feita pela McKinsey, 50% das pessoas estão dispostas a pagar mais para receber seu produto no mesmo dia.
Isso mostra que a experiência de compra é mais importante do que o custo para alguns consumidores.
A solução é tentar seguir caminhos alternativos e mostrar opções para atender as necessidades de cada cliente.
Entrega expressa
A entrega expressa geralmente acontece em no máximo um dia.
O cliente recebe o produto no mesmo dia ou até na mesma hora da compra.
Antes, as pessoas esperavam entregas rápidas mais para alimentos e remédios.
Hoje, esperam que as lojas entreguem todos os tipos de produtos o mais rápido possível.
Esse tipo de entrega tem um alto custo, podendo aumentar o valor do frete para o cliente ou do produto que será pago pelo lojista.
Quanto mais rápido, menos eficiente e planejada será a entrega. Um custo compensa o outro.
Compre e retire na loja
O compre on-line e retire na loja é outra forma de equilibrar a experiência de compra e entrega.
Realiza o desejo do consumidor de pagar menos ou obter frete grátis e ainda ter uma boa experiência de compra, obtendo o produto ao seu tempo.
A ideia é que o varejista verifique se o produto está disponível perto da residência do cliente e ofereça a possibilidade de retirar o item na loja.
Centros de distribuição
Esse é um dos modelos padrão de entrega.
Varejistas constroem ou alugam esses pontos de distribuição e enviam produtos em diferentes lugares.
O ponto negativo dessa logística é que a localização do cliente vai impactar diretamente no tempo de entrega e no preço do frete.
Quem mora perto do centro de distribuição recebe antes e paga menos que o consumidor de outro bairro ou cidade.
Mais importante do que escolher a modalidade e o formato de entrega, é o lojista colocar o interesse dos clientes como foco principal do seu negócio.
Quando se dá opções, cria-se mais formas de satisfazer e, consequentemente, de fidelizar o cliente para garantir um negócio mais funcional.
Além dessas opções de entrega, também é preciso cumprir os prazos e zelar pela embalagem do produto para um serviço completo.