Carnaval faz bem para os negócios?

Você consegue ver o carnaval como uma oportunidade de negócios? Não apenas em realizar novas transações, mas potencializar as vendas de seus produtos ou atrair mais clientes para seus serviços?

Os primeiros pensamentos que passam na cabeça da maioria dos brasileiros quando se fala em carnaval é a folia, a diversão, a música, a paquera e todo o pacote completo que a data proporciona.

Alguns podem até apontar que existem oportunidades de negócios, mas negócios pontuais e até oportunidades de negócios temporários, fugindo de algo com mais complementaridade e continuidade.

Porém, muitas empresas se apoiam na data para conseguir faturar ainda mais em um mês que não é tão favorável para todos os segmentos.

Carnaval além da folia

É certo que o período do carnaval movimenta setores muito específicos da economia, dando um verdadeiro boost no comércio local.

São milhares de foliões que saem de suas cidades para aproveitar as festas de outros lugares. Com isso, setores ligados ao turismo saem na frente e apresentam números crescentes nessa época.

Hotéis, restaurantes, bares e até academias apresentam uma alta nesse período.

Para quem oferta serviços, essa é uma boa oportunidade de entregar uma experiência diferenciada para quem costuma utilizar seus serviços e para conquistar novas clientelas.

O cuidado que se deve ter é planejamento. Pois, para quem vive em cidades com grandes festas carnavalescas, o aumento no movimento pode dar uma falsa sensação de que as vendas são sólidas, quando, na verdade, é apenas uma resposta à alta demanda.

Portanto, é preciso um trabalho de conquistar novos clientes, mas um trabalho ainda maior para fidelizar clientes, mesmo fora da sua própria cidade.

Momento de se diferenciar

Fevereiro é um mês peculiar. Alguns até arriscam dizer que é um mês em que poucas coisas rendem.

Mas, com o planejamento certo, uma estratégia comercial acertada e um bom conhecimento de seu público, é possível manter as vendas em alta.

Embora o seu público não seja o que vai curtir os dias do carnaval, você pode apelar para justamente o público que prefere o descanso às festinhas de rua.

Essa é a hora de ofertar descontos, cupons e promoções que levem pessoas ao seu estabelecimento, sejam casais ou grupos de amigos.

Se o seu consumidor não vai até a sua loja, invista em delivery e tente conquistar clientes que, em dias normais, não conhecessem sua loja.

Como vender mais no carnaval

O mês de fevereiro é mais curto e é encurtado ainda mais por conta do carnaval, deixando menos dias para que possa bater metas e vender bem.

Com menos dias, mas ainda assim com um apelo grande, fevereiro pode ser um mês de altas vendas e bom movimento nas lojas.

1. Apele pelo visual – O carnaval é uma data alegre e festiva, na qual emanam cores, brilhos, luzes e muita diversão. Tente passar essa energia das ruas em seu comércio.

1. Entre no clima – Existem foliões de todos os tipos, alguns mais contidos e outros mais ousados. Independente de qual você tenha contato, mantenha sempre o espírito carnavalesco.

1. Divulgue nas redes sociais – As redes sociais serão seus melhores amigos nessa época. Isso porque o carnaval apela para o lado mais criativo das pessoas e elas querem registrar isso. É uma boa oportunidade que seu lugar ganhe marcações orgânicas.

1. Crie promoções que brinquem com a data – Não perca a oportunidade de realizar uma promoção para atrair mais clientes para sua loja e até quem sabe, vender aquele produto difícil de vender.

O cuidado que todo empresário deve ter, seja de venda de produtos ou serviços, é com a taxa de inadimplência que podem aumentar sem que se perceba. Isso pode sair do controle rapidamente e interferir de forma negativa no financeiro da sua empresa.

Para que isso não aconteça, procure parceiros que te ajudem a prevenir, controlar e recuperar esse crédito a fim de que seu negócio não fique no vermelho. O parceiro CDL de Fortaleza tem acesso a soluções que resolvem problemas como esse e outros.

Se isso faz sentido para você, clica na imagem abaixo e saiba como a CDL de Fortaleza pode ajudar a sua empresa.