“O Brasil precisa de um novo Sistema Tributário Nacional”

A alta carga tributária no Brasil é umas das principais barreiras enfrentadas pelos empresários e consumidores que são penalizados diariamente pelo atual sistema. A elevada quantidade de impostos, o excesso de burocracia e a falta de incentivos são fatores que inibem o investimento, a geração de empregos e constituem um verdadeiro bloqueio ao desenvolvimento econômico do País.

Apesar de alguns benefícios trazidos pelo Simples Nacional na tributação de pequenas e médias empresas, ainda há um longo caminho a ser percorrido no que se refere às consequências dos impostos nas finanças das empresas e no bolso do consumidor.

É consenso entre os empreendedores no País, principalmente em tempos de crise, a urgência da reestruturação do Sistema Tributário Nacional. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que oito em cada dez empresários brasileiros dos setores de varejo e serviços consideram importante ou muito importante a reforma tributária no País.

O Brasil está entre os 15 países que possuem a maior carga tributária do mundo, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além disso, é o que proporciona o pior retorno à população considerando o valor arrecadado e o bem-estar da sociedade. Os dados são de levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que aponta o Brasil ocupando o 30º lugar no retorno em serviços para a população.

Foi com intuito de chamar a atenção para a elevada carga de tributos cobrados e para o baixo retorno na forma de serviços prestados pelo Estado que a CDL Jovem, em parceria com o Sistema CNDL, idealizou, há nove anos, o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), que terá sua próxima edição neste dia 1º de junho.

A ação realizada nacionalmente consiste na venda de produtos com descontos referentes ao valor dos impostos. Neste ano, os descontos chegarão até 80%, e a iniciativa contará com a adesão do Distrito Federal e 12 estados. Mil lojas e 10 shoppings em todo o território nacional participarão. Em Fortaleza, a ação ocorrerá no Ceará Moda Shopping, das 10h às 18 horas.

O enfraquecimento do poder de compras do trabalhador e da atividade do empresariado impactam no desenvolvimento da economia nacional. É urgente a modernização do Sistema Tributário no Brasil.

Pablo Guterres – pablo@desconexo.com

Coordenador da CDL Jovem Nacional