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5 dicas para aprimorar um atendimento.  

Você sabia que Fortaleza está entre os destinos mais procurados por brasileiros neste segundo semestre de 2023? 

Segundo o site da Prefeitura de Fortaleza, em um levantamento feito pela plataforma Decolar, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza estão entre os destinos mais buscados por turistas de todas as regiões do Brasil. 

“Fortaleza tem se mantido no topo das buscas para férias e feriados prolongados’’. Destaca o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, em levantamento feito pela prefeitura. 

Pensando nisso, você já se preparou para usar esse aumento de turistas na cidade a favor do seu negócio e fazer um atendimento personalizado nos próximos meses?

Ainda não?

Então nós separamos algumas dicas valiosas para que você aprimore seu atendimento ao público, ajudando no seu desenvolvimento profissional e dos seus colaboradores, e, claro, a aumentar as vendas do seu comércio neste segundo semestre.

Dicas para aprimorar um atendimento.  

Antes de mais nada, vamos dar dicas do que vender durante a alta estação do turismo de Fortaleza, baseadas na nossa cultura local. 

Lembre-se de fazer uma pesquisa de mercado detalhada para entender as demandas dos turistas e avaliar a concorrência antes de começar a empreender em novos produtos ou serviços. 

  • Comidas e Bebidas Típicas: se você é um cozinheiro talentoso ou já tem um negócio nesta área, considere vender alimentos típicos da nossa região em pontos estratégicos, como praias e mercados mais centrais.
  • Artesanato Local: crie e venda artesanato inspirado na cultura local, como bijuterias, itens de decoração e roupas. Você pode comercializá-los em feiras de artesanato, lojas locais ou online.
  • Passeios Turísticos: seja um guia de turismo local e ofereça passeios pelas principais atrações da região. Pode ser a pé, de bicicleta, de buggy ou até mesmo de barco, dependendo das opções disponíveis na área.
  • Serviços de Fotografia: muitos turistas adoram registrar seus momentos de viagem. Se você é um fotógrafo habilidoso, pode oferecer serviços de sessões de fotos em locais turísticos.

Vamos as dicas!

1 – Personalize o seu atendimento e pratique a empatia

O ideal é que o cliente sinta-se respeitado, acolhido, valorizado e ouvido.

Ele deve se sentir especial e importante, precisa sentir o desejo de voltar outras vezes e repetir a experiência e deve sair motivado a falar para outras pessoas, as quais se tornarão novos clientes, e esses trarão outros, num ciclo interminável de crescimento.

Um bom atendimento não só garante a satisfação do cliente, como também a certeza de que ele irá voltar mais vezes no seu estabelecimento.

E lembre-se que clientes satisfeitos tendem a compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas, o que pode gerar marketing boca a boca valioso e influenciar potenciais novos clientes.

2 – Treine e capacite sua equipe

Invista em treinamento adequado para seus colaboradores.

Eles precisam entender a importância do atendimento ao público, técnicas de comunicação eficazes, resolução de problemas e empatia, como citado acima.

Além disso é uma ótima maneira de engajar os funcionários e mantê-los motivados em sua empresa.

Com isso, fica muito mais fácil oferecer um atendimento personalizado e de qualidade para todos os clientes, pois as pessoas estão animadas e prontas para atingir metas. 

3 – Passe segurança ao cliente

Você é a pessoa que mais sabe sobre o produto que está vendendo, então atenda as pessoas de forma ágil e simpática.

Clientes buscam confiança, transparência e segurança na hora da compra.

Mesmo diante de clientes irritados, mantenha a calma e a compostura.

Responder com paciência e profissionalismo pode ajudar a acalmar situações mais complicadas. 

4 – Adapte seu discurso de acordo com o perfil de cada cliente

Trate cada cliente como um indivíduo único. Personalizar o atendimento é um grande diferencial, criar uma proximidade, estreita o relacionamento. Adaptar o discurso aos diferentes perfis de consumidores é muito interessante na hora de vender.

Reconheça os clientes únicos, os recorrentes, os de grande poder aquisitivo, os exigentes, os que preferem ouvir mais, outros, falar mais.

Uns são impacientes e apressados, outros gostam de ficar horas escolhendo, e tem os que levam sempre algo a mais quando você oferece.

Cada um tem a melhor forma de ser atendido e caberá você reconhecer isso e adaptar seu discurso.

5 – Estude os feedbacks

Peça e valorize o feedback aos clientes que comprarem no seu estabelecimento. Isso pode ajudar a identificar áreas de melhoria e mostrar que você valoriza a opinião deles. 

Feedbacks são muito importantes para saber onde o atendimento pode ser melhorado, quem são as pessoas que procuram os serviços, e o que elas esperam do que foi oferecido.

Lembre-se de que a chave para um bom atendimento ao público é cultivar uma cultura organizacional centrada no cliente, onde todos compreendam a importância de proporcionar uma experiência positiva. 

Fontes: Rock Content | Ineed | Gov

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