Clicky

Conheça a história de Gerardo Bastos Filho, o Lojista do Ano 2017

O empresário, que em 2013 assumiu a presidência do Centro Automotivo Gerardo Bastos, receberá na noite de hoje o Troféu Iracema, a maior comenda do comércio cearense.

Em 2013, o empresário Gerardo Bastos Filho assumiu a presidência do Centro Automotivo Gerardo Bastos, empresa genuinamente cearense e referência nacional no mercado de pneus.

A sucessão, não programada, aconteceu por motivos de saúde. Seu pai, o Sr. Gerardo Gusmão Bastos, precisou ausentar-se da empresa. Apoiado por seus irmãos, ele deu prosseguimento ao trabalho iniciado pelo genitor.

A Gerardo Bastos, que na época estava no auge dos seus 46 anos de existência, só cresceu desde então. Logo no ano seguinte, em 2014, foi inaugurada uma filial na Parangaba, especializada em serviços rápidos de manutenção. No mesmo ano, Gerardo Bastos Filho recebeu o Prêmio Destaque Empresarial 2014.

Em 2015, no aniversário de 48 anos da empresa, uma nova loja no bairro de Messejana foi inaugurada. E ainda: o empresário recebeu o certificado Master Top 45, que foi criado com o objetivo de valorizar e reconhecer as empresas e profissionais de cada segmento que possuem serviços de qualidade.

Mas as conquistas não pararam por aí! Em 2016, a Gerardo Bastos foi eleita mais uma vez como a melhor empresa do Ceará no segmento de pneus e serviços, recebendo o Prêmio Destaque Empresarial. Além disso, inaugurou sua mais nova loja no Shopping RioMar Fortaleza, a primeira com o padrão Black Cube Pirelli, e foi a mais lembrada pelos cearenses na categoria Serviços Automotivos do Prêmio Top of Mind – Datafolha.

Em 2017, ano em que completou meio século de vida, o Centro Automotivo Gerardo Bastos, principal revendedora Pirelli no Ceará, realizou uma coletiva de imprensa na qual falou sobre a diversificação de seu plano de negócios com a introdução de lojas conceito, além da criação de uma loja focada no segmento premium.

Segundo a empresa, a ideia é atrair o público com tecnologia da Fórmula 1 e Stock Car. Além disso a Gerardo Bastos também passou a oferecer serviços de reforma de pneus para ônibus e caminhões, ampliando sua área de atuação.

O resultado de tanto empenho profissional rendeu ao condutor da empresa, Gerardo Bastos Filho, ser o Lojista do Ano 2017 pela CDL de Fortaleza.

Confira a seguir a entrevista concedida pelo empresário!

1- Para você, qual a importância de ser escolhido o Lojista do Ano 2017?
Considerando o seleto grupo de empresários que compõem o mercado cearense, posso dizer que estou muito feliz com o prêmio. Afinal, ser lembrado pelo profissionalismo e desempenho é sempre muito bom.

2 – Qual é o sentimento de estar à frente de uma empresa com meio século de existência e a que se deve o seu sucesso?
O sentimento é de grande responsabilidade. A Gerardo Bastos foi administrada pelo meu pai durante grande parte desse período, e ser o seu sucessor é motivo de orgulho; ao mesmo tempo, traz uma grande responsabilidade. Somos uma empresa conhecida pela simplicidade do seu slogan, “Onde um pneu é um pneu”, que é algo simples, mas que tem uma força de marca extraordinária.

3 – Você assumiu o Centro Automotivo Gerardo Bastos em 2013. Como foi o processo de sucessão e quais foram os principais desafios enfrentados?
Não posso dizer que foi um processo fácil, não estávamos trabalhando com a ideia de sucessão no curto prazo quando o meu pai teve um problema de saúde e teve que ausentar-se. Apoiado pelos meus irmãos, procurei no primeiro momento manter as diretrizes básicas que existiam e, após um pequeno período, passei a repensar a estratégia do grupo. O caminho foi trabalhar com o que chamamos de “Lojas Conceito” ocupando espaços nos bairros, estando mais próximo dos clientes e buscando uma estrutura mais leve e versátil. Hoje, com a nossa loja no Shopping RioMar, temos uma loja Premium que atende em um espaço diferenciado.

4 – A empresa possui, além da matriz na Rua Princesa Isabel, outras seis filiais em Fortaleza e uma em Maracanaú. Quantos empregos diretos são gerados atualmente e qual a visão da Gerardo Bastos com relação aos seus funcionários?
Hoje temos 400 colaboradores diretos e trabalhamos com um grande número de terceirizados. Tenho certeza que contribuímos para a formação de mão de obra especializada em diversas áreas. Temos dois Centros de Treinamentos Automotivos, vinculados às empresas Bosch e Pirelli. Também oferecemos qualificação constante para os nossos consultores automotivos, pois buscamos sempre a excelência no atendimento ao cliente.

5 – O Centro Automotivo Gerardo Bastos é o maior revendedor de pneus do Ceará. Diante do atual cenário econômico, qual é o segredo para se manter competitivo no mercado?
Ser o maior Centro Automotivo do estado é uma vantagem competitiva, mas nos obriga a constantemente observar o mercado e suas tendências. Os carros, tanto leves quanto pesados, hoje trazem uma proposta tecnológica muito mais ousada e em constante atualização. Sabemos que as tecnologias ficam obsoletas em um espaço de tempo muito curto, e saber onde e como investir é o nosso diferencial.

6 – A economia, aos poucos, tem tomado um rumo positivo. Diante disso, quais os seus planos para 2018?
Jamais deixamos de acreditar no Brasil e, em meio à crise, investimos na abertura de novas lojas, abrimos uma renovadora de pneus. Aliás, temos uma proposta de crescimento para 2018: abriremos novas lojas no padrão Conceito, compactas, com alta tecnologia e dotadas de uma logística eficiente. Esperamos e acreditamos em um ano novo cheio de oportunidades e, principalmente, acreditamos no povo cearense.

Saiba mais sobre o Centro Automotivo Gerardo Bastos

Sobre a comenda

O Troféu Iracema foi instituído pela CDL de Fortaleza em 1978. Tem a finalidade de reconhecer o esforço desenvolvido pelo empresário varejista de Fortaleza. Prestigiada por empresários, autoridades e formadores de opinião do Estado, a comenda homenageia o Lojista do Ano escolhido pelos associados e presidentes de entidades de classe ligadas ao segmento comercial.

O processo de eleição é feito via internet. Os cinco primeiros lugares são indicados para votação da diretoria que, de forma secreta, elege um dos nomes para receber o Troféu Iracema. A escolha é feita levando-se em conta os seguintes aspectos: pioneirismo, tradição, visão empresarial, desenvolvimento e expansão do negócio, imagem comunitária e social do empresário e integração nos eventos lojistas.

Agraciados com o Troféu Iracema

Nos últimos cinco anos, já foram agraciados com a maior comenda do comércio cearense os seguintes empresários lojistas: Francisco da Silva Albuquerque (Baby Center – 2012); Francisco de Assis Costa Cavalcante (Óticas Visão – 2013); Antonio José de Freitas Mello (Normatel – 2014); Lívio Parente Cesar (Casa Parente – 2015) e Francisco Lavanery de Sampaio Wanderley (Apiguana – 2016).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *