Ceará Natal de Luz chegará a marca de 1,4 milhão de mudas distribuídas

A distribuição de mudas é uma das ações de compromisso ambiental do Ceará Natal de Luz, que desde 2007 vem realizando a campanha de troca de garrafas PET por plantas.

Posta de troca de garrafa PET por mudas na Praça do Ferreira

Além de dar um destino sustentável ao plástico, as garrafas enviadas para reciclagem são convertidas em bônus na conta de energia da Associação Mãe África, que prepara as crianças e adolescentes integrantes do Coral da Luz.

Para se ter uma ideia da importância da iniciativa, essa reciclagem zera a conta da entidade nos seis primeiros meses do ano.

A ação ambiental tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.

Entre as espécies distribuídas mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê.

Para 2018, a previsão é distribuir 100 mil mudas, quando o Ceará Natal de Luz alcançará o expressivo número de 1,4 milhão de mudas distribuídas ao longo de toda campanha.

“Temos uma parceria com a Seuma (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza), doamos 24 mil mudas a eles, que repassam à população e se encarregam de tomar nota para onde vai cada exemplar, fazem uma ficha do destinatário, tudo organizado. Já as garrafas recolhidas são doadas à Enel e revertidas em créditos de energia para a Associação Nossa Casa Mãe África, que cuida do Coral da Luz, é uma relação onde todos ganham”, esclarece Assis Cavalcante, coordenador geral do Ceará Natal de Luz e presidente da CDL de Fortaleza.

Livro dos recordes

Vale acrescentar que, em 2008, um ano após o lançamento, o Ceará Natal de Luz foi devidamente registrado no Guinness Book, o popular Livro dos Recordes.

Foram plantadas 65 mil mudas em apenas 23 minutos e 30 segundos. A marca recordista anterior pertencia às cidades de Itu e Piracicaba, ambas no interior paulista, com 30 e 50 mil mudas, respectivamente.

Assis Cavalcante já traçou outros números grandiosos para a ação ambiental.

“A meta já foi expandida para 2027, queremos distribuir mais um milhão de mudas até lá. A expectativa é de conseguir alcançar esse objetivo bem antes do prazo. É a nossa contribuição para a cidade e para o meio ambiente, já que evitamos que tantas garrafas sejam descartadas de maneira incorreta”, revela

Troca de mudas

Quem não foi buscar sua muda, ainda dá tempo. O posto de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais segue aberto na Praça do Ferreira até o dia 23 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, e nos domingos, de 16h às 19h.

Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de 2 litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml.

Parceiros

O Ceará Natal de Luz 2018 é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Prefeitura de Fortaleza (Secretaria Municipal de Turismo), Sesi/Fiec, Indaiá, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Assembleia Legislativa.

E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Câmara Municipal de Fortaleza, da GOL, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *