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Natal: o que está em alta no comércio varejista

O Natal já é daqui a um mês!

Como você está preparando o seu negócio para a data?

Datas especiais do fim do ano são estratégicas para o varejo aprimorar seu relacionamento com o cliente e oferecer boas experiências.

Separamos algumas dicas do que está em alta no comércio varejista durante esse período.

Diversidade de pagamento

Com aumento de 17,9% nas compras on-line no fim de ano, lojas virtuais podem continuar crescendo com a diversidade nos meios de pagamento.

De acordo com dados do SPC Brasil e da CNDL, o Pix segue sendo a modalidade de pagamento mais utilizada pelos brasileiros (67%).

Há um crescimento de 27 pontos percentuais comparado a 2021, principalmente entre o público mais jovem.

Para 62% dos usuários, a escolha do Pix é feita pela rapidez, pela praticidade e pelo fato de o valor ser transferido na mesma hora, sem pagar taxas nem tarifas.

Outros métodos também muito utilizados são: pagamento recorrente por assinatura, Pix por recorrência e links de pagamentos por WhatsApp.

Omnicanal

Durante o Natal, os pontos de venda ficam repletos de comunicações que traduzem as novidades e encantamentos pensados para os clientes.

As empresas têm buscado formas de se aproximar do seu público final, por meio de intervenções e atividades que conectem os valores das marcas com seus clientes, tanto on-line quanto off-line.

Dois canais de vendas estão ganhando um espaço relevante, e é bom apostar neles: as lojas físicas e o live shopping.

As lojas físicas têm explorado cada vez mais a experiência do consumidor, preparando atrativos para mantê-lo no espaço.

Para quem não conhece, o live shopping é uma modalidade de venda virtual ao vivo para os consumidores que gostam de comprar na internet, mas que priorizam um atendimento mais humanizado.

Com o live shopping, é possível atingir muitos consumidores no mesmo momento, além de estreitar o relacionamento com interações ao vivo por meio do chat.

Consumo consciente

De acordo com a Accenture, marcas socialmente responsáveis levam vantagem, não só no Natal, mas em qualquer outra época do ano.

Os consumidores de hoje estão mais conscientes, buscam artigos mais sustentáveis e optam por produtos mais duráveis ou até já usados.

 

De acordo com pesquisa do Instituto Akatu, 86% dos brasileiros querem reduzir seu impacto pessoal no meio ambiente e 60% estão dispostos a pagar mais caro por marcas comprometidas com essa causa.

Para as empresas, já não basta oferecer bons produtos e ter uma boa experiência de compra. É preciso investir em ações para o meio ambiente e para a responsabilidade social.

Campanha Natal de Prêmios

Aproveite esse período de vendas e ofereça ao seu cliente a oportunidade de ganhar um carro.

Essa é uma das premiações dessa campanha que já faz parte da cultura e do calendário do varejo cearense.

Além de oferecer promoções para os seus clientes, participando da campanha, você também possibilita que os vendedores ganhem.

Ou seja, com o Natal de Prêmios, que acontece de 9 a 24 de dezembro, você vende mais e, no fim, todos saem ganhando.

Ótimo momento para aquecer suas vendas de fim de ano!

Outras tendências para o Natal e para o comércio varejista

Autocuidado: as pessoas estão cada vez mais valorizando sua individualidade e, para conquistá-las, as marcas precisam criar conexões profundas, oferecendo produtos que evoquem o bem-estar físico, emocional e espiritual.

Comércio eletrônico: a tendência é que os ambientes imersivos impulsionem as vendas de produtos virtuais.

Comunicação via WhatsApp: empreendedores de pequenas e médias empresas utilizam o WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes, uma troca mais rápida e integrada.

Conexão: o marketing de influência será uma forma de humanizar as marcas para que elas se aproximem cada vez mais dos diversos públicos.

 

São muitas dicas para colocar em prática agora no Natal e, quem sabe, começar o ano com o pé direito, com muitos insights e novidades.

É hora de fazer um bom planejamento para conseguir se adaptar às novas realidades do mercado e, principalmente, do consumidor.

Boas vendas!

 

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